Sem conseguir se firmar como carro de entrada nem veículo de nicho, o Volkswagen Up terá sua gama enxugada. O subcompacto passará por uma revisão em seu posicionamento, para que a marca consiga explorar melhor suas qualidades e os clientes consigam enxergar tais predicados. A estratégia foi confirmada pelo presidente da VW América Latina, Pablo Di Si, ao site Automotive Business.
De acordo com o executivo, o objetivo é seguir o exemplo do que foi feito no Fox, cuja gama foi enxugada para preparar a chegada do Polo. “Certamente vamos diminuir a oferta de versões para facilitar a escolha do cliente. Fizemos isso com o Fox. Agora ele tem duas versões e suas vendas aumentaram 35%”, explica Di Si. Curiosamente, o mais antigo dos hatches da VW conseguiu encontrar seu espaço no mercado e registra ainda boa demanda.
Segundo o Automotive Business, o corte deve começar pelo fim do câmbio automatizado I-Motion, de cinco marchas, tipo de transmissão que Di Si deseja remover de vez da VW. Assim, o Up ficará somente com a caixa manual, para os propulsores 1.0 MPI (75/82 cv) e 1.0 TSI (101/105 cv). O primeiro impulsiona somente a versão de acesso Move, enquanto o mais forte equipa também os acabamentos Cross e Pepper.
Indiretamente, o Up concorre com Renault Kwid e Fiat Mobi. O Volkswagen parte de R$ 52.860 e teve emplacadas 20.563 unidades em 2018. O francês sai por pelo menos R$ 32.590, tendo conquistado 67.320 clientes no ano passado. No mesmo período, o italiano, que começa em R$ 32.990, licenciou 49.491 exemplares.
[ Fonte: Automotive Business ]
“Certamente vamos diminuir a oferta de versões para facilitar a escolha do cliente. “
Que bom! Porque é um saco ficar escolhendo opcionais e descobrir que nenhum carro do estoque atende…