A Pininfarina anunciou o lançamento do hipercarro elétrico Battista. Exposto no Salão de Genebra, o modelo mira superesportivos de alto rendimento de todo o mundo, com seus sistema elétrico capaz de gerara 1.900 cv, trazendo também o diferencial da produção limitada, que se inicia em 2020. O estúdio italiano confirmou que apenas 150 exemplares serão montados, com 50 unidades reservadas para cada uma dessas três regiões: Europa, América do Norte e Ásia.
Segundo a companhia, o cupê está pronto para chegar às ruas. Homenageando o fundador da construtora de carrocerias, o Battista tem linhas modernas e de personalidade, algo cada vez mais difícil de se obter nos dias atuais. Destacam-se os faróis pequenos, as laterais aerodinâmicas com maçanetas escondidas e as lanternas horizontais que chegam à extremidade da carroceria.
O interior também é moderno. Apesar de haver somente projeção, nota-se que a Pininfarina fez uma criativa combinação de cores para os revestimentos dos bancos, diferenciando os lados do “cockpit”. Há fibra de carbono e alumínio em alguns componentes. Destacam-se também as três telas com informações do veículo e da condução e o seletor de câmbio com um botão giratório.
A explicação para este tipo de seletor está no sistema de propulsão. Ele conta com quatro motores elétricos, um para cada roda. O conjunto entrega nada menos que 1.900 cv e 234,5 kgfm de torque, fazendo dele o carro mais potente homologado para as ruas no mundo.
Segundo a Pininfarina, o Battista acelera de zero a 100 km/h em menos de dois segundos (!) e de zero a 300 km/h abaixo dos 12 s. A máxima é estimada em 350 km/h. Alimentado por baterias de íons de lítio com 120 kWh de capacidade, o equipamento ainda possui uma autonomia média de 450 km, mas certamente se o uso não for tão extremo.
Cada exemplar do hipercarro sairá por US$ 2,5 milhões.