A Renault já não oferece mais a transmissão automatizada Easy’R, estreada em 2014 (leia aqui), em sua gama brasileira. Segundo Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, a francesa desistiu desse tipo de câmbio, bastante criticado pela falta de suavidade nas trocas de marcha, em favor da caixa continuamente variável (CVT). Até então, ele vinha sendo oferecido apenas no aventureiro Sandero Stepway, depois que a aplicação em Logan e demais acabamentos do hatch foi interrompida.
O Easy’R chegou ao País na segunda geração de Logan e Sandero em setembro de 2014 (leia aqui), somente como opção para o motor 1.6 8v. Na troca de linhagem, a dupla perdeu o 1.6 16v de 110/115 cv e a caixa automática convencional de quatro marchas. Assim, o câmbio automatizado de cinco relações foi a saída encontrada pela Renault para oferecer mais conforto ao consumidor. Em novembro de 2016 (leia aqui), ele passou a se aliar ao novo 1.6 16v de 116/118 cv. Todavia, a falta de suavidade e a atuação um tanto incoerente não agradaram ao público e a transmissão foi limitada ao Sandero Stepway em 2017 (leia aqui).
Com a iminente reestilização de seus compactos (leia aqui), que trará uma traseira inédita ao Sandero como o ALL THE CARS revelou em primeira mão, a Renault também passará a oferecer o câmbio CVT em ambos. O equipamento já aparece nos modelos Duster (leia aqui) e Captur (leia aqui), repetindo o conjunto visto inicialmente nos Nissan.
[ Fonte: Autos Segredos ]