O processo de reestruturação global da Ford, que causou o fim de atividades em São Bernardo do Campo (SP) (leia aqui), segue atingindo outros cantos do planeta. Dessa vez, a gigante do oval azul anuncia uma repaginação completa em suas operações na Europa, a fim de reduzir custos e melhorar a produtividade. Na Alemanha, um de seus centros de produção, serão cortados cerca de cinco mil postos de trabalho.
Para acelerar o processo de redução do quadro de funcionários, a Ford abriu um programa de demissão voluntária tanto na Alemanha quanto no Reino Unido, onde está outra fábrica importante para a empresa. Porém, a marca não apontou o número de adesões de funcionários esperadas para a terra da rainha, indicando que a quantia “será determinada” em breve.
As dispensas fazem parte do projeto da empresa de reorganizar suas atividades, focando em maior lucratividade. A Ford admite que a gama também passará por uma revisão completa, com consequente eliminação de produtos que tenham pouca demanda. O mesmo acontecerá na Rússia, onde há rumores apontado para o fechamento de duas plantas locais (leia aqui).