A reorganização global da Ford segue em curso, com dois pilares principais. A empresa deu detalhes sobre sua estratégia de atuação para os próximos anos, deixando claro que atacará tais frentes. A primeira é a de SUVs, capitaneada pelo renovado Kuga/Escape (leia aqui) e pelo iminente Puma (leia aqui). A outra é a eletrificação da linha, com híbridos leves, “comuns” e plug-in, como mostra a ilustração divulgada pela própria montadora. Uma novidade reúne os dois mundos: um utilitário inédito, inspirado no Mustang, que há tempos é especulado para se chamar Maverick (leia aqui).
No caso desse SUV inédito, a Ford deixa claro que a propulsão será puramente elétrica. A estratégia se assemelha a de outras grandes montadoras, que uniram as duas tendências para conquistar um público específico, como Jaguar I-Pace, Audi E-Tron e Mercedes-Benz EQC. Seus porte e preços ainda são desconhecidos, mas a marca fala em autonomia próxima dos 600 km. Especula-se que ele adote a plataforma modular MEB, da Volkswagen, como parte do acordo recente entre as partes.
Além do Maverick, a Ford garante uma série de híbridos. Os leves, que se apoiam em uma máquina elétrica para auxiliar o motor a combustão em “pequenas tarefas”, devem avançar logo com o citado Puma. Já os mais complexos, recarregáveis em tomadas (plug-in), estarão à disposição no Kuga e no Explorer, além dos comerciais Transit e Tourneo.