Um dos três interessados em assumir a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) (leia aqui), fadada a fechar as portas (leia aqui), o Grupo Caoa já teria definido o futuro da planta. Segundo o blog de Rapahel Galante, hospedado no site Infomoney, a companhia brasileira chegou a um acordo com os norte-americanos para assumir o complexo do ABC. Lá, montaria caminhões da Hyundai, sua antiga aliada, como forma de encerrar o acordo atual entre as partes. O acerto é complexo e não teve oficialização das partes, mas faz sentido quando explicado a fundo.
Tendo boa relação com a Ford, por ainda manter também concessionários da gigante do oval azul, o Grupo Caoa teria conseguido uma negociação mais ágil – também pela pressão dos governos estadual e municipal de solucionar o caso e evitar demissões em São Bernardo. Inicialmente, falou- se na possibilidade de produzir os caminhões da gigante norte-americana sob licença, mas a companhia brasileira teria encontrado uma alternativa: a Hyundai.
Parceiras de longa data, Caoa e Hyundai vêm tendo desavenças na operação local (leia aqui). Os coreanos negociam apenas os veículos nacionais e querem o fim do acordo que deixa a empresa brasileira responsável pelos importados. Ambas se enfrentaram nos tribunais, que deram parecer favorável ao grupo tupiniquim com relação à extensão contratual.
Dessa forma, produzir os caminhões da Hyundai sob licença seria uma forma de o Grupo Caoa ser “indenizado” pelos asiáticos para dar fim ao contrato atual. Assim, a coreana poderia enfim controlar todas as atividades de sua marca de automóveis no Brasil, deixando a brasileira com operações sobre veículos pesados. A Caoa montaria os modelos pesados da linha Xcient, que inclusive teve um pequeno lote importado ao País, e assumiria a rede Ford para distribuí-los.
A negociação como um todo faz sentido. Falta apenas que as partes envolvidas confirmem o acordo final.
[ Fonte: InfoMoney ]