Volkswagen avalia comprar parte da JAC, sua aliada na China


Elétrico da marca Sol surgiu da aliança entre JAC e VW

Depois de realizar uma joint-venture com a JAC (leia aqui), que resultou na criação da marca Sol e no elétrico iEV40 já confirmado para o Brasil (leia aqui), a Volkswagen pode estreitar relações com a montadora chinesa. Segundo a agência Reuters, a direção do grupo alemão avalia adquirir uma boa quantia de ações dos asiáticos, tendo inclusive contratado a consultoria de investimentos Goldman Sachs para auxiliar no processo. A negociação, porém, é tratada com sigilo.

O avanço da VW sobre a JAC está ligado à mudança na legislação chinesa. Desde o fim do ano passado, multinacionais receberam autorização para adquirir o controle majoritário de empresas e joint-ventures locais. Para a gigante sediada em Wolfsburg, maior montadora estrangeira daquele país, a aquisição daria maior autonomia para operar por lá.

Além da criação de uma submarca, a parceria com a JAC deve render o retorno da Seat à China (leia aqui), algo tampouco confirmado pelas partes. A Volkswagen também mantém joint ventures por lá com SAIC e FAW, aliadas mais antigas, mas com atuação dedicada a suas outras subsidiárias.

O Grupo VW não é o único a tentar controlar uma companhia chinesa. Suas compatriotas BMW e Daimler também estão negociando a aquisição das respectivas parceiras Brilliance e BAIC.

[ Fonte: Reuters ]

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s