Pouco depois de apresentar a sétima geração do Legacy (leia aqui), a Subaru divulgou fotos e informações da sexta linhagem do Outback, seu derivado aventureiro. Completamente revisto, o crossover se alinha à nova identidade visual da marca japonesa e traz também suas últimas novidades em termos de tecnologia e mecânica. Ele se apresenta no Salão de Nova York e chega às lojas dos EUA no segundo semestre.
Visualmente, o novo Outback se insere no padrão estético da Subaru, marcado pelos faróis de corte irregular, as fileiras diurnas em forma de “C” e a grade hexagonal destacada do restante da dianteira. As laterais deixam de lado vincos marcantes, optando por superfícies mais limpas, enquanto a traseira adota lanternas recortadas com ar moderno e “baixo relevo”, como nos BMW. O interior é idêntico ao do Legacy, com destaque para o visor de 11,6 polegadas da central multimídia.
Construído sobre a plataforma SGP (sigla para “Subaru Global Platform”), o Outback tem duas opções de motorização. As versões de acesso saem de fábrica com um 2.5 de quatro cilindros opostos (boxer) capaz de gerar 185 cv (182 hp) e 24,2 kgfm de torque, enquanto as mais caras contam com o 2.4 boxer turbo de 264 cv (260 hp) e 38,4 kgfm. Ambos têm transmissão continuamente variável (CVT) com trocas sequenciais em oito marchas simuladas e tração integral S-AWD de série.
Fazendo jus à fama da Subaru, o novo Outback sai de fábrica não apenas com a tração integral, mas com equipamento como o sistema vetorizador de torque, que controla a distribuição de energia em cada roda para melhorar a estabilidade. Na suspensão, a marca optou pelo esquema de duplo A no eixo traseiro. Outra novidade é a oferta, de série, do EyeSight Driver Assist. Ele engloba itens como controle de velocidade adaptativo (ACC) com correção de trajetória, que faz com que o veículo permaneça na faixa de rolamento, e detector de fadiga e distração (DFDMS), que alerta o condutor em eventual desatenção.
Caso o Grupo Caoa mantenha sua política de mercado relativa à Subaru, sua representada de longa data no Brasil, é provável que o Outback desembarque por aqui em 2020.