O que era rumor virou verdade: a Mercedes-Benz confirmou a desistência da produção da Classe X na Argentina. A picape seria montadora pela Nissan na fábrica de Santa Isabel, ao lado da Frontier, mas não será mais feita na terra do tango. A marca alemã afirma ter tomado a decisão baseada na crítica situação econômica do país vizinho, indo contra ao que comunicou há quatro meses (leia aqui).
Em nota divulgada junto do balanço financeiro global, a Daimler, dona da marca, informou que a decisão foi tomada em conjunto com parceiros comerciais. “Depois de revisar o negócio e o alinhamento com os sócios que cooperavam, decidiu-se não produzir a Mercedes-Benz Classe X na Argentina”, aponta o texto. Pouco depois, há um trecho mencionando “particulares condições econômicas” da Argentina como um dos fatores decisivos.
Passando por mais uma grave crise financeira em sua história, a Argentina ainda pode receber a Classe X com importação da Espanha. Todavia, o Brasil deve acabar ficando sem a picape, mesmo após ter versões reveladas oficialmente (leia aqui). O modelo ficaria caro demais para as ambições da Mercedes, perdendo competitividade frente a produtos como a VW Amarok V6.
PROBLEMAS PARA A NISSAN
Quem fica diretamente afetada pela decisão é a Nissan. A japonesa investiu US$ 600 milhões para edificar uma área anexa ao complexo da Renault, a fim de montar sua Frontier, a Classe X e também a Alaskan, da parceira francesa (leia aqui). Sem o modelo da Mercedes, a montadora nipônica precisará buscar uma solução para ocupar suas linhas de montagem. Inicialmente, a picape alemã consumiria cerca de 60% da capacidade fabril de 70 mil veículos anuais, sendo destinada a toda a América Latina.
A desistência da Mercedes impacta diretamente na cadeia produtiva da Nissan. Para não ser (tão) afetada, a japonesa deve buscar novos destinos para sua Frontier, a fim de tornar viável a operação na planta argentina. Por ora, a Renault nada falou sobre sua Alaskan, mas a picape francesa também tem futuro nebuloso, haja vista a pouca tradição da marca na categoria.