A Petrobras vai reduzir consideravelmente suas operações no Uruguai. De acordo com o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, a rede de postos composta por 88 pontos será negociada, por não refletir em uma atividade rentável. Segundo ele, a subsidiária local soma US$ 116 milhões (R$ 455 milhões) de prejuízo. A petrolífera também negociará oito das 13 refinarias do País.
De acordo com Castello Branco, a venda da rede de postos não é a única ferramenta prevista pela Petrobras para deixar o Uruguai. A empresa também tratará com o governo local o fim da concessão de distribuição de gás natural. O ponto mais crítico é a compra do produto da Argentina, a preço de mercado, com revenda ao país vizinho por valor tabelado.
No Brasil, a estatal também vai reorganizar a estrutura. Com a venda das refinarias, a Petrobras deixará de ter o monopólio nesse sentido, o que deve tornar o mercado mais competitivo. Atualmente, a petrolífera detém 98% do mercado. O conselho administrativo também quer reduzir a participação na BR Distribuidora, atualmente em 71%.