Lifan produziu SUV X60 (acima) no Uruguai, além de 320 e 620
Frequentemente, a fábrica uruguaia da Lifan é alvo de rumores sobre um fechamento definitivo. Inoperante há quase um ano (leia aqui), ela teve seu fim decretado extraoficialmente em março (leia aqui), embora a marca não tenha confirmado a informação (leia aqui). Agora, o presidente da empresa para Brasil e Uruguai, Kevin Lau, garante que a matriz chinesa pretende retomar as operações na planta a partir de 2020, com base na retomada de crescimento do mercado tupiniquim, principal destino dos veículos feitos por lá. As informações são do site El Observador.
De acordo com o executivo, a Lifan quer voltar a apostar na região, aguardando a retomada brasileira. Com o avanço no início de 2019, o País voltou a ser atraente para a montadora chinesa. Todavia, a reabertura da fábrica uruguaia depende de um volume ainda mais significativo: a marca precisaria despachar ao menos três mil unidades anuais para cá para que a operação se justifique. Em 2015, em seu auge, o complexo produziu 6.400 exemplares, alavancada pela boa aceitação do SUV X60, já descontinuado. Seu sucessor X70 foi confirmado para o País, mas ainda não tem previsão de lançamento (leia aqui).
Uma alternativa para Lifan é encontrar um parceiro enraizado no Brasil, como fez a Chery com a Caoa, mas de uma maneira menos complexa. A empresa avalia também oferecer suas linhas de montagem para outras marcas, a fim de manter empregos e receitas, e arrendar parte da estrutura, especialmente galpões, para armazenagem.
Confirmado, X70 ainda não tem data para chegar
[ Fonte: El Observador ]