Se um SUV já é suficiente para gerar reações negativas de puristas e entusiastas de marcas esportivas, imagine um aventureiro. A Lamborghini imaginou: a marca italiana desenvolveu o conceito Sterrato, criado com base em seu cupê de acesso Huracan. O modelo tem como diferencial o maior potencial para circular em terrenos acidentados – algo que, na verdade, estamos tentando entender para quê serviria.
Segundo a Lambo, o Sterrato é exatamente isso: “um fora-de-estrada para diversão”, que alia tecnologias para criar um esportivo capaz de rodar em “ambientes desafiadores”. O pacote de mudanças do modelo é de fazer inveja às subsidiárias brasileiras das grandes montadoras, com inclusão de apliques plásticos nas caixas de roda, suspensão elevada em 4,7 centímetros, faróis de longo alcance, luzes auxiliares e peito de aço nos dois para-choques.
Movido pelo 5.2 V10 de 640 cv, o Huracan Sterrato tem também mudanças mecânicas. A suspensão não apenas aumento sua distância para o solo, como também ampliou o ângulo de saída em 6,5%. Calçando rodas de 20 polegadas, o cupê também ganhou bitolas 30 milímetros mais largas, aumentando a estabilidade.
Ao apresentar o modelo, o chefe do departamento técnico da marca, Maurizio Reggiani, ressaltou o potencial do modelo. “Ele ilustra o comprometimento da Lamborghini com o futuro, de ter um esportivo com capacidades estradeiras. O Sterrato mostra a versatilidade do Huracan”, destacou. A empresa lembrou ainda que outros de seus produtos, no passado, seguiram caminhos parecidos. O Jarama e o Urraco, por exemplo, uniram os dois mundos nos anos 1970.
Mas quem gosta dos esportivos atuais da Lambo, provavelmente não viu com tanto entusiasmo a existência do Sterrato.