ZF apresenta airbag lateral externo


Responsáveis por um terço das mortes no trânsito alemão em 2018, as batidas laterais podem ter seus efeitos amenizados no futuro. A sistemista local ZF apresentou o primeiro airbag externo posicionado na lateral de um veículo, destinado a reduzir os riscos nesse tipo de colisão. O equipamento está em fase de protótipo, mas pode ganhar as ruas em breve.

Segundo a ZF, quase 700 pessoas morrem anualmente, na Alemanha, em batidas desse tipo, o que justificaria a aplicação do inédito componente. Ele identifica o acidente em potencial mediante câmeras, radares e a tecnologia Lidar, a laser, utilizada para monitorar a permanência de um veículo em sua faixa de circulação, por exemplo. Os dados coletados são analisados o tempo todo, para identificar uma rápida aproximação e a inevitável colisão, o que faz com que a bolsa seja inflada. A abertura do airbag leva 150 milissegundos. A ZF calcula que seja necessária a incorporação de um equipamento com capacidade entre 280 e 400 litros, até oito vezes mais que a do utilizado no painel do veículo, para proteger a área entre as colunas A e C.

A sistemista aponta que a maior dificuldade está, de fato, na tecnologia que permite identificar a situação de risco. Todavia, calcula que sua aplicação possa reduzir a força do impacto transmitida aos ocupantes em até 30%.

Vale lembrar que a Volvo já desenvolveu um airbag externo, situado na base do para-brisa. O equipamento estreou no V40, tendo como foco a proteção dos pedestres em casos de atropelamento. Todavia, a marca desistiu de estender sua aplicação devido às tecnologias recentes que reduzem esse tipo de incidente.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s