Para atrair mais montadoras, o Mundial de Rali (WRC) terá mudanças nos próximos anos. Em uma espécie de transição, a organização anunciou que todos os competidores terão de utilizar propulsão híbrida. A mudança começa a valer na temporada 2022, permitindo que companhias hoje ausentes possam se preparar para a nova realidade.
A “hibridização” do WRC era apenas questão de tempo, depois que várias categorias incorporaram tal tipo de propulsão. Não há detalhes sobre o padrão, que tomará o lugar dos atuais 1.6 turbinados a gasolina, mas se sabe que o conjunto exigirá que a propulsão elétrica seja o único fornecedor de energia às rodas em determinados períodos, como em trechos urbanos. Ela pode ainda auxiliar o motor a combustão em estágios específicos.
Depois de iniciar a “mescla” de fontes de energia, o WRC pode passar a ter apenas motores elétricos, o que aconteceria em 2025. Todavia, os organizadores são cautelosos, afirmando apenas que o “primeiro passo foi dado”. Com a mudança, espera-se que algumas empresas possam estudar sua entrada ou volta à competição, caso da Volkswagen, por exemplo.
Atualmente, o WRC conta com Citroën (C3), Ford (Fiesta), Hyundai (i20) e Toyota (Yaris) como construtores.