Veterano Lada Niva ganha motor mais limpo para manter vendas na Alemanha


A Lada tem prometido uma nova geração para o Niva há anos (leia aqui e aqui), mas o “velho de guerra” segue em produção regular na Rússia. Enquanto não ganha uma reformulação, o utilitário recebe modernizações para se adequar a alguns mercados, com a Alemanha, onde ainda é vendido. A última novidade é um motor mais limpo, que atende às normas do plano de emissões Euro 6d-Temp e se adequa ao padrão de homologação de consumo WLTP, mais recente.

Para adequar o Niva à legislação alemã, a AvtoVaz modernizou o motor utilizado no modelo. Lá vendido como “4×4”, com carrocerias de três ou cinco portas e demais leituras, ele se move pelo 1.7 a gasolina de 83 cv, com emissões homologadas em significativos 226 gramas de CO2 por quilômetro rodado. Para mero efeito de comparação, o Peugeot 3008 movido pelo 1.5 a diesel de 131 cv lança 108 g/km, menos da metade, com um propulsor considerado mais poluente.

Como ele se adequa à legislação alemã? Por lá, veículos com vendas abaixo de mil unidades anuais são considerados de “produção limitada” e possuem algumas tolerâncias. Além de permitir emissões maiores para eles, padrões de segurança exigidos normalmente pela União Europeia também não são requeridos para automóveis que se enquadrem nessa norma. Apesar disso, o Niva oferecido na Alemanha conta com opcionais como teto solar, bancos dianteiros elétricos, retrovisores com desembaçador, entre outros.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s