Não durou muito a segunda geração do X6: apenas cinco anos depois de sua apresentação (leia aqui), a BMW já coloca no mercado a terceira linhagem de seu “SAV Coupé”. Derivado do X5, que também foi reformulado recentemente (leia aqui), o modelo fica mais corpulento, ganha linhas mais inspiradas e se insere na nova identidade visual da marca bávara. Ele faz sua primeira aparição pública em setembro, no Salão de Frankfurt, e tem lançamento previsto para novembro, na Europa.
Em sua terceira geração, o X6 ganha formas mais esculpidas, com a carroceria caracterizada por vincos marcantes e quinas pronunciadas. O capô horizontal e longo eo teto em arco evocam o lado mais cupê do modelo, algo desejado desde o surgimento do SUV. A frente ficou mais vertical, com para-choque pouco pronunciado e a enorme grade duplo rim fazendo parte de uma peça única. A traseira é marcada pelo vidro posterior inclinado e pelas lanternas horizontais sinuosas e longas, que pela primeira vez na história do crossover chegam tão perto do logotipo da BMW. O conjunto lembra um pouco o menor X4 (leia aqui).
Por dentro, o X6 praticamente repete as linhas do X5, trocando somente revestimentos e peças capitais, como a que envolve o console. Em relação à segunda geração, a promessa é de um habitáculo mais convidativo e espaçoso. O uso da plataforma modular CLAR, por exemplo, permitiu aumentar quase todas as medidas. O SUV agora conta com 4,935 metros de comprimento (+2,6 centímetros), 2,004 m de largura (+1,5 cm), 2,975 m de entre-eixos (+4,2 cm) e 1,696 m de altura (-0,6 cm), único quesito em que ele reduziu o tamanho. O porta-malas manteve a capacidade para 580 litros.
Para movê-lo, inicialmente, há quatro opções de motorização, oferecidas de acordo com o mercado. A diesel, há o 3.0 biturbo de 265 cv (xDribe30d) e o 3.0 quadriturbo de 400 cv (M50d), ambos com seis cilindros em linha. A gasolina, os escalados são o 3.0 biturbo de 340 cv (xDrive40i) e o 4.4 V8 de 530 cv (M50i).
Para fazer a entrega da energia, a BMW equipou o SUV sempre com o câmbio automático de oito marchas Steptronic e a tração integral xDrive, que em condições normais envia a força apenas ao eixo traseiro. A aceleração de zero a 100 km/h é cumprida em 4,3 segundos pelo M50i, em 5,2 s pelo M50d, em 5,5 s pelo xDrive40i e em 6,5 s pelo xDrive30d. Este último é o único que não chega aos 250 km/h, parando em 230 km/h.
O X6 será montado pela BMW na fábrica de Spartanburg, estado americano da Carolina do Sul. Lá também são produzidos os modelos X3, X4, X5 e X7. Não se sabe se a marca repetirá a estratégia com seu irmão X5 (leia aqui), de montá-lo na unidade brasileira de Araquari (SC).