Mercedes-AMG apresenta A45 e CLA45 com potência de até 421 cv


A Mercedes-AMG aproveitou o Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra, para apresentar suas duas mais recentes criações. Como prometido (leia aqui), os modelos A45 e CLA45 chegam ao mercado em duas variações, com até 421 cv de potência, sempre com tração integral 4Matic. As novidades atuarão acima dos já existentes A35 (leia aqui) e CLA35 (leia aqui).

O maior destaque da dupla está, é claro, sob o capô. Ali se esconde o 2.0 de quatro cilindros M139, movido a gasolina e equipado com apenas um turbocompressor, como a AMG havia adiantado (leia aqui). As variações de potência também foram reveladas anteriormente, mas não custa lembrá-las. O modelo A45 dispõe de 387 cv (6.750 rpm) e 48,9 kgfm (5.000 rpm), enquanto o A45 S conta com 421 cv e 51 kgfm.

Toda essa energia é entregue às quatro rodas pelo sistema de tração 4Matic+, otimizado pela AMG. O câmbio é o Speedshift DCT-8G, dotado de dupla embreagem e oito velocidades, uma a mais que o A35, e de controle de largada (“Race Start”, segundo a preparadora). O hatch acelera de zero a 100 km/h em 3,9 segundos na variação S, alcançando 270 km/h, números que mudam para 4,0 s e 250 km/h no modelo “básico”. A velocidade máxima do CLA é a mesma nas duas versões, mas o tempo é 0,1 s mais lento em cada uma.

O sistema de tração AMG Performance 4Matic+ se conecta automaticamente, podendo variar a entrega de energia de acordo com as condições ou o modo de condução utilizado (Slippery, Comfort, Sport, Sport +, Race e Individual). Uma novidade é o AMG Torque Control, composto por duas embreagens multidisco colocadas no eixo traseiro e controladas eletronicamente, permitindo uma entrega de energia específica para cada uma das rodas posteriores. O equipamento também facilita a atuação do “Drift Mode”, função autoexplicativa para fãs da modalidade.

A suspensão manteve o arranjo McPherson na dianteira e independente four-link na traseira, usados nas variações A250 e A35 AMG, por exemplo. No entanto, a empresa garante ter feito diversas alterações no conjunto, com componentes mais leves e maior rigidez na rodagem. O contato com o solo é feito por rodas de 18 polegadas, com pneus Michelin medindo 245/40. Elas escondem discos de freio de 350 milímetros de diâmetro na frente e 330 mm atrás. O modelo S tem aros 19″, calçando compostos de 245/35, com discos de 360 mm no eixo frontal e 330 mm no posterior.

Visualmente, as diferenças são pontuais. A dianteira exibe a grade Panamericana, caracterizada por filetes verticais, a grelha específica para a tomada de ar inferior e as molduras em preto brilhante adicionais no para-choque. Nas laterais, mudam somente as rodas, enquanto a traseira tem para-choque e difusor específico e quatro saídas de escape, com 82 mm de diâmetro na versão 45 e 90 mm na S.

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