Matriz modular de elétricos MEB, da Volkswagen
Em janeiro (leia aqui), durante o Salão de Detroit, Volkswagen e Ford confirmaram a formação de uma parceria para desenvolver e produzir veículos comerciais, com enfoque em picapes, especialmente na América Latina, e utilitários, visando ao mercado europeu. Agora, como indicavam os rumores, as partes revelam que a aliança será estendida a veículos elétricos, além de sistemas de propulsão autônomos. Outra novidade é a previsão de lançamento das próximas Amarok e Ranger, que devem ser oficializadas em 2022.
Com relação aos veículos elétricos, a dupla anuncia que a matriz modular MEB, desenvolvida pela Volkswagen, será utilizada pela Ford. A plataforma, que servirá de base para pelo menos cinco produtos da marca alemã, renderá um modelo da gigante norte-americana em 2023. Ele estreará na Europa, mas também será disponibilizado em outras regiões. Até 2028, esperam-se 600 mil veículos da Ford feitos sobre a MEB. O compartilhamento da arquitetura renderá ganhos de escala à VW.
No lado dos autônomos, a Volkswagen se compromete a investir US$ 2,6 bilhões na Argo AI, startup que pesquisa inteligência artificial para veículos com esse tipo de locomoção. A Ford comanda a empresa menor e também aporta recursos por lá. As empresas planejam aplicar a tecnologia em breve, ainda com compartilhamento de veículos e serviços de entrega na Europa. O sistema autônomo previsto é de nível 4, que conduz o automóvel em quase todas as situações, requerendo controle humano em momentos cruciais, como sob chuva ou neve torrenciais.
Já com relação às picapes, a novidade fica pela data prevista para lançamento dos modelos. Com desenvolvimento conduzido pela Ford, tudo indica que a Ranger seja a primeira a aparecer, tomando por base o protótipo flagrado na Austrália (leia aqui). Pouco depois, é a vez da renovada Amarok ser apresentada. Ambas serão montadas pela gigante do oval azul em Pacheco, na Argentina, na mesma fábrica da finada Autolatina, atualmente separada por um muro.