O Latin NCAP divulgou uma nova rodada de resultados de suas simulações de impacto. Testado pela segunda vez – a primeira foi em novembro de 2012 (leia aqui) -, o Toyota Etios/Etios Sedan repetiu a nota passada, de quatro estrelas em proteção para adultos e crianças, mesmo ante um protocolo mais rígido. Já o Fiat Cronos conquistou três para adultos e quatro para passageiros infantis, tendo resultado válido também para o irmão Argo.
Montado no Brasil, o Etios avaliado conta com airbag duplo dianteiro e controle de estabilidade (ESC), crucial para obtenção de uma nota mais alta. O Latin NCAP aponta que há proteção marginal para peito e pélvis no motorista em colisão frontal e para o tórax do condutor em batida lateral. A área dos pés e a estrutura do hatch como um todo foram consideradas instáveis. Como determina o protocolo, o lembrete do cinto de segurança também contou pontos, bem como a recomendação do manual de instalação das cadeirinhas infantis para o lado contrário à rodagem. Por outro lado, a entidade afirma que o modelo deixou de ganhar nota máxima por não dispor de desligamento do airbag do carona e não oferecer “sinalização adequada” para as ancoragens Isofix.
No caso de Argo e Cronos, trata-se do primeiro teste. Produzidos em Brasil e Argentina, respectivamente, eles conquistaram três estrelas na proteção para adultos e quatro na infantil. Eles não dispõem de controle de estabilidade de série, o que tirou pontos, nem lembrete do uso de cintos. A área das pernas dos passageiros dianteiros foi considerada com proteção marginal na batida frontal, enquanto o tórax teve segurança “fraca” na colisão lateral. O Latin NCAP apontou a estrutura como “instável no limite da estabilidade”. Na parte infantil, foi elogiada a possibilidade de desligamento do airbag do carona, mas a entidade afirma que a sinalização do dispositivo “não atende aos requisitos”, como acontece também com a sinalização das ancoragens Isofix.