Renault oficializa linha 2020 de Logan, Sandero e Stepway com CVT


Após muitos vazamentos (leia aqui) e alguns flagras (leia aqui), a Renault oficializa a reestilização de meia vida para Logan, Sandero e Stepway na linha 2020. Visualmente, o destaque fica para as lanternas horizontais de hatch e aventureiro, além de retoques menores na dianteira. Nos equipamentos, a marca exalta a oferta de mais itens de segurança, além da transmissão continuamente variável (CVT) opcional no motor mais potente. Reforços estruturais, que melhora a segurança passiva – e a nota dos produtos junto ao Latin NCAP (leia aqui) -, também estão garantidos. O Sandero parte de R$ 46.990, enquanto os preços do Logan começam em R$ 50.490.

RETOQUES

No visual, já se sabia como ficariam as formas do trio desde dezembro de 2017 (leia aqui), quando o ALL THE CARS revelou as patentes em primeira mão. A dianteira da gama recebeu grade revista, para-choque redesenhado e faróis com luzes diurnas em LED. Na traseira, nada muda para o Logan, mas Sandero e Stepway recebem lanternas que invadem a tampa do porta-malas, em um formato que remete aos produtos europeus da Renault e com iluminação parcial em LED. A tampa do porta-malas troca ainda a fechadura exposta por um botão dentro do logotipo da Renault, uma solução já vista no Clio nacional.

Por dentro, as mudanças são menores, mas algumas são notáveis. Além do novo volante vindo do Clio europeu, a linha passa a contar com os botões dos vidros traseiros (quando equipado) na porta do motorista, em vez de dispô-los no painel. A central multimídia traz integração Apple CarPlay e Android Auto, como estreado nos últimos meses (leia aqui), e os bancos redesenhados incorporam os airbags laterais de série.

MECÂNICA

Uma das principais novidade da linha 2020 é a transmissão continuamente variável (CVT), que toma o lugar da malfadada caixa automatizada Easy’R (leia aqui). Dotada de modo sequencial com seis velocidades simuladas, ela é combinada somente ao motor 1.6 16v SCe de 115/118 cv e 16 kgfm de torque. O 1.0 12v SCe de 78/82 cv e 10,2/10,5 kgfm segue somente com o câmbio manual de cinco relações, mesmo tipo utilizado pelo 2.0 16v de 145/150 cv e 20,2/20,9 kgfm do Sandero RS. O esportivo, porém, tem uma marcha a mais.

VERSÕES

O conteúdo das versões de Logan e Sandero é o mesmo, à exceção dos acabamentos exclusivos, enquanto o Stepway, que se separou do hatch “original” em 2017 (leia aqui), tem gama própria. No caso do aventureiro, há três opções, todas com motor 1.6. A de entrada é a Zen, que garante airbags frontais e laterais dianteiros, sensor de obstáculos traseiro, faróis de neblina, rodas de liga leve de 16 polegadas, desligamento automático do propulsor (Start&Stop), ar condicionado e direção eletrohidráulica. Ela é oferecida somente com câmbio manual de cinco relações.

No Stepway, a opção intermediária é a Intense. Além dos itens da Zen, ela agrega central multimídia, controles de tração e estabilidade (ESC), auxílio de partida em rampas (HSA), ar condicionado automático, retrovisores elétricos, câmera de ré, controlador de velocidade e rodas diamantadas. Seu câmbio é o CVT, usado também na top Intense. Esta agrega ainda sensores de chuva e luminosidade e bancos em couro.

Para Logan e Sandero, os pacotes são parecidos. A versão de acesso Life, disponível apenas com motor 1.0, garante quatro airbags, vidros dianteiros e travas elétricos, ar condicionado, ancoragens Isofix, chave tipo canivete, direção eletrohidráulica e rodas de 15 polegadas com calotas. A Zen (1.0 ou 1.6) agrega sensor de obstáculos traseiros, central multimídia com espelhamento e comandos de som na coluna de direção, ajustes de altura para volante e banco do motorista, computador de bordo, vidros elétricos um-toque nas quatro portas e Start&Stop no 1.6.

Acima aparece a Zen CVT, sempre com motor 1.6. Além da transmissão diferente, ela conta com ESC, HSA, rodas de 16 polegadas e apliques plásticos na base da carroceria. A Intense CVT acrescenta câmera de ré, aros diamantados, controlador de velocidade, luzes de neblina, ar condicionado automático e retrovisores elétricos. No Logan, a Iconic CVT agrega bancos em couro e sensores de luminosidade e chuva. Já no Sandero, a RS adiciona motor 2.0 e rodas 17″.

MERCADO

Com a reforma visual, o câmbio inédito e os reforços estruturais, a Renault espera um crescimento notável nas vendas do trio. No Sandero, esperam-se que 50% dos emplacamentos sejam da versão Zen 1.0, seguida por Life 1.0 (16%), Zen 1.6 CVT (14%), Intense 1.6 CVT (10%), Zen 1.6 (9%) e RS 2.0 (1%). Para o Logan, espera-se maior equilíbrio entre alguns acabamentos, com a Zen 1.0 liderando a demanda (25%). Na sequência, vêm Zen 1.6 (23%), Zen 1.6 CVT (20%), Life 1.0 (16%), Intense 1.6 CVT (13%) e Iconic 1.6 CVT (3%). Já no Stepway, a divisão calculada é de 45% para a Intense 1.6 CVT, 30% para a Iconic 1.6 CVT e 25% na Zen 1.6.

RENAULT LOGAN
Life 1.0 – R$ 50.490
Zen 1.0 – R$ 53.490
Zen 1.6 – R$ 59.490
Zen 1.6 CVT – R$ 66.490
Intense 1.6 CVT – R$ 68.990
Iconic 1.6 CVT – R$ 71.090

RENAULT SANDERO
Life 1.0 – R$ 46.990
Zen 1.0 – R$ 49.990
Zen 1.6 – R$ 55.990
Zen 1.6 CVT – R$ 62.990
Intense 1.6 CVT – R$ 65.490
RS 2.0 – R$ 69.690

RENAULT STEPWAY
Zen 1.6 – R$ 61.190
Intense 1.6 CVT – R$ 70.990
Iconic 1.6 CVT – R$ 73.090

Publicidade

Um comentário sobre “Renault oficializa linha 2020 de Logan, Sandero e Stepway com CVT

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s