Menos de cinco anos depois da apresentação do GLE Coupé (leia aqui), a Mercedes-Benz dá início às vendas da segunda geração do modelo. Derivado do GLE, oficializado em setembro de 2018 (leia aqui), o SUV Coupé chega para bater de frente com os recentes Audi Q8 (leia aqui) e BMW X6 (leia aqui). O modelo é a estrela da marca alemã para o Salão de Frankfurt, que abre as portas em setembro.
Seguindo a receita da primeira linhagem, o Coupé compartilha mecânica, dianteira e interior com o GLE. Da coluna A para trás, porém, há soluções exclusivas, a começar pelo para-brisa mais baixo e o teto curvo. Em relação à primeira linhagem, a silhueta é ligeiramente diferenciada, com o vidro posterior alongado, para melhorar o espaço interno e deixar o visual mais fluido, e vigias mais harmônicos. Atrás, o modelo adota lanternas agressivas, como as do Classe A (leia aqui), e abandona o estranho aplique cromado sobre os conjuntos ópticos.
Nesta segunda linhagem, o Coupé mede 4,939 metros de comprimento, 2,010 m de largura e 2,935 m de entre-eixos, o que o deixa 3,9 centímetros mais longo e 0,7 cm mais largo que o antecessor. A distância entre cada par de rodas avançou 2 cm, mas segue 6 cm menor que a do GLE, mesma diferença no comprimento dos irmãos. Para comparação, o BMW X6 mede 4,935 m de ponta a ponta, enquanto o Audi Q8 possui 4,986. O porta-malas do Mercedes comporta 655 litros em condições normais, podendo elevar a capacidade aos 1.790 l com os bancos traseiros rebatidos.
Diferentemente do que aconteceu com o SUV “tradicional”, o GLE Coupé chega ao mercado com dois motores a diesel regulares e um a gasolina trabalhado pela AMG. A dupla tem 2,9 litros de deslocamento, seis cilindros e gera entre 272 cv (versão 350d) e 330 cv (400d). Ambos contam com câmbio automático de nove marchas e tração integral.
A variação a gasolina é entregue pela AMG. O modelo GLE53 usa o 3.0 de 435 cv, aliado ao sistema híbrido leve, com rede de 48 volts e um propulsor auxiliar elétrico de 22 cv para arranque, alternador e gerador extra. A caixa tem dupla embreagem e nove velocidades, fazendo o SUV acelerar de zero a 100 km/h em 5,3 segundos. A máxima é limitada a 250 km/h.