Depois de muitas especulações e flagras, está pronto o novo sedã nacional da Chevrolet. Chamado Onix Plus, ele ocupará a faixa do atual Prisma – acima da versão de acesso Joy – e deve aposentar, em médio prazo, também o Cobalt. O modelo é o primeiro da família GEM, desenvolvida para mercados emergentes, e fez sua estreia na China como Onix Sedan (leia aqui). A novidade parte de R$ 58.790, enquanto o irmão Onix, que será oficializado depois, sai por R$ 51.590.
No visual, o Onix Plus praticamente repete as linhas do Onix Sedan asiático. A dianteira é marcada pela enorme grade da Chevrolet, com tomadas de ar separadas por um friso cromado, ladeada por faróis sem recortes e molduras das luzes de neblina em “L”. As laterais não têm vigias nas colunas C, como no Prisma, enquanto a traseira incorpora lanternas invadindo a tampa do porta-malas. O habitáculo tampouco tem mudanças drásticas frente ao irmão chinês, mantendo inclusive os bancos dianteiros inteiriços.
A Chevrolet ainda não detalha a gama do Onix Plus, mas confirma que ele será vendido nas versões Turbo, Turbo LT e Turbo LTZ. Itens como controles de tração e estabilidade, seis airbags, auxílio de partida em rampas e rodas de liga leve de 15 polegadas serão de série. Ainda não fica claro, porém, se outros equipamentos citados também serão padrão, como central multimídia MyLink3 com integração de dois smartphones simultâneos, lanternas em LED, sensor de luminosidade, chave presencial com partida por botão, carregador de celular por indução e ponto de internet 4G.
Como esperado, o modelo marca a estreia de uma nova linha de motores no Brasil. O 1.0 Flex de três cilindros só será oferecido no Onix Plus em sua variação turbinada, capaz de entregar 116 cv e 16,8 kgfm, e com câmbios manual ou automático de seis marchas. Segundo dados do Inmetro, as médias de consumo do 1.0 AT6 ficam em 12,0/8,6 km/litro na cidade (gasolina/etanol) e 15,7/10,9 km/l na estrada. A aceleração de zero a 100 km/h acontece em 9,7 segundos, de acordo com a montadora.
O lançamento do Onix Plus coincide com a divulgação de uma nova rodada de testes de colisão do Latin NCAP, do qual o sedã participou. Ele recebeu nota máxima de segurança nas proteções para adulto e crianças, recebendo inclusive o selo “Advanced Award” da entidade, que premia veículos que oferecem menos riscos a pedestres em casos de atropelamento.
A apresentação da segunda geração do Onix não deve tardar, haja vista que a Chevrolet o exibe junto do Onix Plus – e inclusive divulga o preço de R$ 51.590 da versão de acesso LT 1.0 e de R$ 66.290 da LTZ 1.0 Turbo.
CHEVROLET ONIX PLUS
1.0 Turbo – R$ 58.790
1.0 Turbo LT – R$ 61.190
1.0 Turbo LTZ – R$ 65.790