Além do Concept 4, que antecipa o próximo Série 4 (leia aqui), a BMW exibe no Salão de Frankfurt o i-Hydrogen Next. Trata-se de um protótipo criado com base no X5 (leia aqui) que, como seu nome sugere, tem propulsão elétrica alimentada por célula de combustível movida por hidrogênio. A marca afirma que o projeto servirá de base para que um pequeno lote de veículos com o sistema entre em produção em 2022, com perspectivas de um volume seriado ser iniciado em 2025.
A parte negativa do conceito é que a BMW apresenta apenas novidades visuais em relação ao X5, como os detalhes em azul pela carroceria e nas rodas e também a ausência de saídas de escape. Não foi divulgado qualquer detalhe sobre o sistema de propulsão, que deveria, claro, ser o grande diferencial o i Hydrogen Next. A marca se limita a dizer que o protótipo servirá de base para os poucos veículos que serão montados em 2022 e que a experiência obtida com esse projeto resultará na atividade em série, prevista para 2025. A BMW diz ainda que a data pode ser alterada, a depender das condições do mercado de hidrogênio e da infraestrutura de reposição do material.
Vale lembrar que a marca bávara atua em parceria com a Toyota nessa área desde 2013. Do lado japonês, porém, há resultados mais práticos: no Japão e em algumas determinadas localidades, ela oferece o Mirai (leia aqui), movido por eletricidade resultante do processo de geração de energia baseado no hidrogênio.