Em produção há quase dois anos (leia aqui), o Virtus acaba de alcançar a marca de 100 mil unidades montadas em São Bernardo do Campo (SP). Derivado do Polo, ele é montado na fábrica Anchieta não apenas para consumo interno: o sedã tupiniquim desembarca em outros 10 países latino-americanos. Curiosamente, lá fora ele utiliza apenas o motor 1.6 16v, provavelmente por só o Brasil ter alíquota reduzida para veículos com propulsores de até um litro.
Além do Brasil, o Virtus é oferecido pela Volkswagen em Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Na América Central, chega a Costa Rica e Curaçao, além do México, onde foi lançado em agosto. Por aqui, a novidade recente do sedã foi a incorporação do controle de estabilidade (ESP) como item de série na linha 2020 (leia aqui).
Entre janeiro e agosto de 2019 (leia aqui), o Virtus teve 30.108 unidades comercializadas, ocupando a 18ª posição do mercado e ficando atrás de Chevrolet Prisma (56.472/4º) e Ford Ka Sedan (32.051/15º) no segmento. Nessa semana, ganhou outros adversários atualizados: Chevrolet Onix Plus (leia aqui) e Hyundai HB20S (leia aqui).