A JAC vai mudar mais uma vez seu modus operandi em solo brasileiro. Depois de desistir dos compactos e focar em SUVs, com a chegada de modelos como T50 (leia aqui) e T80 (leia aqui), agora a chinesa aposta nos elétricos. Além do IEV40, prometido há um ano (leia aqui) e com lançamento atrasado para agosto (leia aqui) – o que não ocorreu -, a empresa importará pelo menos outros quatro veículos movidos a eletricidade. Entre eles está um caminhão e a picape média, uma promessa não cumprida (leia aqui). Os produtos serão lançados entre esse mês e julho de 2020.
O primeiro a chegar é o atrasado IEV40. Baseado no T40 (leia aqui), ele tem motor de 115 cv e 27,6 kgfm, alimentado por baterias com 40 kWh de capacidade. Segundo a JAC, a autonomia fica entre 300 e 350 km, este último alcançado com o modo “Eco”, e a recarga pode ser feita por um WallBox opcional (R$ 8.500), que repõe a energia de 15% a 80% em quatro horas. A aceleração de zero a 100 km/h é cumprida em 9,8 segundos, com máxima limitada a 130 km/h. O preço segue sugerido em R$ 153.500.
O segundo automóvel elétrico chega em janeiro. Baseado no finado J2 (leia aqui), o IEV20 dispõe de 69 cv e 21,9 kgfm, com autonomia variando entre 320 e 400 km. A JAC afirma que ele vai de zero a 50 km/h em “menos de cinco segundos” e alcança 113 km/h. Ele também pode ser recarregado em WallBox vendido separadamente. O modelo chegará por R$ 119.990.
Completando a gama de veículos de passeio, o IEV60 desembarca por aqui em julho de 2020. A JAC, porém, não dá muitos detalhes sobre seu sistema de propulsão, falando apenas em autonomia média de 380 km. O preço estimado hoje é de R$ 198.900.
Curiosamente, a JAC também apostará nos veículos comerciais movidos a eletricidade. Sua aguardada picape média (leia aqui), por exemplo, será oferecida apenas com propulsão elétrica, rodando os 300 km. Ela se chamará IEV330P e chegará em abril, sendo tabelada em R$ 229.900. Um pouco antes, a chinesa estreia com o caminhão IEV1200T, com capacidade para até seis toneladas e preço em R$ 259.900.