Sebastian Vettel acabou com um jejum de 22 corridas sem vitória e cruzou a linha de chegada do GP de Singapura na primeira colocação. Com uma estratégia de pneus mais eficiente que a do companheiro Charles Leclerc, o alemão pulou para a ponta após parar nos boxes e não saiu mais da frente depois que todos substituíram seus compostos. Líder do campeonato, Lewis Hamilton foi apenas o quarto, com Max Verstappen completando o pódio.
A CORRIDA
Saindo na pole, Leclerc largou bem, sem risco de ser ultrapassado por Hamilton. O inglês precisou se defender das investidas de Vettel, que atacou forte nos metros iniciais, ajudando seu companheiro de Ferrari a disparar nos primeiros giros. Ao mesmo tempo, ele se distanciava do quarto Vertsappen, que tinha de se preocupar com a aproximação de Valtteri Bottas. Não houve grandes eventos na ponta, com os toques acontecendo principalmente no pelotão inferior, com pneu furado de Carlos Sainz e contatos que danificaram os carros de Nico Hülkenberg e George Russell. Largando em último, Daniel Ricciardo começou uma bela corrida de recuperação e na 10ª volta já estava em 12º.
No giro 20, Vettel e Verstappen foram para os boxes, para a parada única. No seguinte, foi a vez do ponteiro Leclerc trocar os pneus. Por ter feito uma volta bastante rápida, o alemão conseguiu ficar à frente do companheiro de equipe, mesmo com a substituição dos compostos ter sido mais veloz no carro do monegasco. Após a prova, a Ferrari admitiu que cogitou inverter as posições e recolocar Leclerc na ponta, mas as três entradas do safety car acabaram aproximando demais os rivais, o que colocaria a vitória em risco ao se optar pela estratégia.
Com a entrada de Leclerc nos boxes, Hamilton optou por permanecer na pista, tentando extrair o máximo de desempenho do carro. No entanto, os pneus mais desgastados faziam com que os adversários se aproximassem a cada volta. Ao ser chamado no rádio, o pentacampeão insistiu para ficar na pista, provavelmente aguardando um já “previsível” safety car – afinal, circuitos de rua costumam exigi-los, como aconteceu logo depois. Quando finalmente foi aos boxes, Hamilton voltou atrás de Verstappen e deixou a ponta com Antonio Giovinazzi. O piloto da Alfa Romeo foi o primeiro italiano a liderar uma corrida de Fórmula 1 desde Giancarlo Fisichella, em 2009.
Voando baixo, Vettel não tomava conhecimento sequer dos ponteiros que ainda não haviam trocado pneus. O alemão assumiu a segunda posição ao superar Pierre Gasly, chegando a tocar as rodas com o carro da Toro Rosso, e depois pegou a ponta de Giovinazzi. Nas relargadas causadas pelo acidente de Russell, a quebra de Sergio Perez e a batida entre Daniil Kvyat e Kimi Räikkönen, que fizeram o safety car vir à pista, foram todas bem controladas por Vettel, que seguiu na dianteira sem sustos. Daí em diante, a Ferrari apenas trabalhou para se distanciar dos rivais e cravar sua primeira dobradinha desde 2017 e a primeira da história do GP de Singapura.
A próxima etapa é o GP da Rússia, entre os dias 27 e 29 de setembro.
GP SINGAPORE AIRLINES DE SINGAPURA (61 voltas)
1. Sebastian Vettel (ALE) – Ferrari – em 1h58min33s667
2. Charles Leclerc (MON) – Ferrari – a 2s641
3. Max Verstappen (HOL) – Red Bull-Honda – a 3s821
4. Lewis Hamilton (ING) – Mercedes – a 4s608
5. Valtteri Bottas (FIN) – Mercedes – a 6s119
6. Alexander Albon (TAI) – Red Bull-Honda – a 11s663
7. Lando Norris (ING) – McLaren-Renault – a 14s769
8. Pierre Gasly (FRA) – Toro Rosso-Honda – a 15s547
9. Nico Hülkenberg (ALE) – Renault – a 16s718
10. Antonio Giovinazzi (ITA) – Alfa Romeo-Ferrari – a 27s855
11. Romain Grosjean (FRA) – Haas-Ferrari – a 35s436
12. Carlos Sainz (ESP) – McLaren-Renault – a 35s974
13. Lance Stroll (CAN) – Racing Point-Mercedes – a 36s419
14. Daniel Ricciardo (AUS) – Renault – a 37s660
15. Daniil Kvyat (RUS) – Toro Rosso-Honda – a 38s178
16. Robert Kubica (POL) – Williams-Mercedes – a 47s024
17. Kevin Magnussen (DIN) – Haas-Ferrari – a 1min26s522
NÃO COMPLETARAM
Kimi Räikkönen (FIN) – Alfa Romeo-Ferrari
Sergio Perez (MEX) – Racing Point-Mercedes
George Russell (ING) – Williams-Mercedes
VOLTA MAIS RÁPIDA
Kevin Magnussen (DIN) – Haas-Ferrari – 1min42s301 (volta 58)
PILOTO DO DIA (Votação do Público)
Sebastian Vettel (ALE) – Ferrari