F1: Após reviravolta, Mercedes crava dobradinha na Rússia; Vettel abandona


O fim de semana prometia uma nova vitória da Ferrari, para que ao menos o campeonato ganhasse um pouco de emoção na reta final. No entanto, a estratégia de pneus – novamente ela…  – e algumas ocorrências paralelas causaram uma reviravolta: o pole Charles Leclerc terminou em terceiro; seu companheiro de time Sebastian Vettel abandonou; e Lewis Hamilton conquistou sua 82ª vitória na Fórmula 1 liderando a dobradinha da Mercedes no GP da Rússia. O resultado praticamente selou os títulos da temporada 2019.

A CORRIDA

“De cara para o vento”, Leclerc largou bem e conseguiu abrir distância sobre os demais. Partindo em terceiro, Vettel superou Hamilton já nos primeiros metros. Por estratégia da Ferrari, o monegasco acabou entregando a dianteira ao companheiro de equipe, a fim de evitar uma investida inicial das Mercedes, com a promessa de recebê-la posteriormente. Sob alegação de o líder estar muito próximo, a escuderia segurou a dupla nas mesmas posições, mas acabou fazendo a troca com a parada dos boxes.

A corrida seguiu sem fortes emoções, como já se prevê no traçado de Sochi, à exceção da largada, quando Carlos Sainz superou Valtteri Bottas e chegou a ameaçar Hamilton. Pouco depois, uma batida entre Giovinazzi, Ricciardo e Grosjean trouxe o Safety Car à pista, causando relargada. Daí em diante, as coisas ficaram mais emocionantes nos pelotões inferiores, como quando Max Verstappen deu início a uma série de ultrapassagens. O mesmo se pode dizer, aliás, de seu companheiro Alexander Albon, que largou em 20º e terminou em quinto, repetindo seu melhor resultado na F1.

A ponta seguiu com a Ferrari até metade da prova, praticamente. Após as trocas de pneus, Vettel voltou atrás de Leclerc, que seguiria na ponta quando as Mercedes parassem. Mas, na volta 27, o carro do alemão teria problemas com uma das unidades de energia, obrigando-o a abandonar. O Safety Car virtual do trecho, acionado para a retirada do monoposto, não permitiu que Leclerc acelerasse no setor. Nesse cenário, Hamilton e Bottas entraram nos boxes para trocar pneus e, aproveitando-se da lentidão do monegasco, retornaram nas mesmas colocações. No fim da prova, Leclerc chegou a encostar no finlandês, abrindo a asa móvel, mas nada disso foi suficiente para lhe permitir a ultrapassagem.

Com o resultado, o campeonato praticamente se decidiu em favor da Mercedes e de Hamilton. Nos construtores, as flechas de prata podem garantir o troféu já na próxima etapa, no GP do Japão, a ser disputado entre 11 e 13 de outubro. Já o britânico tem chance de confirmar o hexa matematicamente no México, que sedia a prova entre 25 e 27 de outubro.

GP VTB DA RÚSSIA (53 voltas)
1. Lewis Hamilton (ING) – Mercedes – em 1h33min38s992
2. Valtteri Bottas (FIN) – Mercedes – a 3s829
3. Charles Leclerc (MON) – Ferrari – a 5s212
4. Max Verstappen (HOL) – Red Bull-Honda – a 14s210
5. Alexander Albon (TAI) – Red Bull-Honda – a 38s348
6. Carlos Sainz (ESP) – McLaren-Renault – a 45s889
7. Sergio Perez (MEX) – Racing Point-Mercedes – a 48s728
8. Lando Norris (ING) – McLaren-Renault – a 57s749
9. Kevin Magnussen (DIN) – Haas-Ferrari – a 58s779
10. Nico Hülkenberg (ALE) – Renault – a 59s841
11. Lance Stroll (CAN) – Racing Point-Mercedes – a 1min00s821
12. Daniil Kvyat (RUS) – Toro Rosso-Honda – a 1min02s496
13. Kimi Räikkönen (FIN) – Alfa Romeo-Ferrari – a 1min08s910
14. Pierre Gasly (FRA) – Toro Rosso-Honda – a 1min10s076
15. Antonio Giovinazzi (ITA) – Alfa Romeo-Ferrari – a 1min13s346

NÃO COMPLETARAM
Robert Kubica (POL) – Williams-Mercedes
George Russell (ING) – Williams-Mercedes
Sebastian Vettel (ALE) – Ferrari
Daniel Ricciardo (AUS) – Renault
Romain Grosjean (FRA) – Haas-Ferrari

VOLTA MAIS RÁPIDA
Lewis Hamilton (ING) – Mercedes – 1min35s761 (volta 51)

PILOTO DO DIA (Votação do Público)
Sebastian Vettel (ALE) – Ferrari

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s