Apresentada há dois anos (leia aqui), a atual geração da RS4 Avant passa por sua reforma de meia vida, acompanhando as linhas das demais peruas da família A4 (leia aqui). As principais novidades da familiar esportiva ficam para a parte estétitca, tendo ainda alguns equipamentos inéditos em oferta. A mecânica, todavia, não muda. Tal qual a variação atual, a RS4 retocada também será importadora oficialmente ao Brasil (leia aqui).
Por já ter um desenho marcante até então, a RS4 Avant passa por mudanças leves. São novos os para-choques, os faróis e as lanternas, estes agora sempre compostos por LED. As rodas de 20 polegadas têm contornos específicos e, como antes, há grade, difusor e aerofólio próprios. Para a carroceria, outras novidades são os tons azul Turbo (sólido) e vermelho Tango (metálico). Em opção, há os pacotes estéticos que alteram componentes externos para alumínio ou preto brilhante, com interior em fibra de carbono.
Falando no habitáculo, ali também há novidades para a RS4. Uma delas é a nova central multimídia com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, que substitui a anterior com visor de 8,3″ e comandos por botão. O aparelho também aceita comandos por voz e foi otimizado para reconhecer falas menos robóticas. Por sua finalidade, a perua conta com funções adicionais em seu sistema, como medidor de força G e cronômetro.
Como dito acima, a mecânica não muda. Sob o capô, segue escondido o 2.9 V6 biturbo de origem Porsche, apto a entregar 450 cv (5.700-6.700 rpm) e 61,2 kgfm (1.900-5.000 rpm). A energia é distribuída às quatro rodas pelo sistema Quattro e o câmbio automático de oito marchas. A aceleração de zero a 100 km/h é cumprida em 4,1 segundos, com máxima variando entre 250 e 280 km/h.