Conforme anunciado em fevereiro (leia aqui), a Ford encerra, nessa quarta-feira (30), sua produção de caminhões no Brasil. A empresa já havia confirmado a data, que marcaria também sua saída do segmento de pesados no País. Para os trabalhadores da unidade de São Bernardo do Campo (SP), resta o alento de que o complexo passará às mãos do Grupo Caoa (leia aqui). No entanto, nada ainda se sabe sobre o futuro da fábrica.
A Caoa garantiu, em setembro, um acordo para adquirir o parque fabril. Na época, falou-se também que o negócio seria concluído em 45 dias, quando seria apresentado o plano da montadora brasileira para a fábrica. Passados 54 dias desde então, ainda há poucas informações oficiais sobre o projeto. Nos bastidores, especula-se que a companhia tupiniquim busca apoio financeiro para concluir a transação e preparar a fábrica para a nova realidade, ainda que o fundador do Grupo Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, tenha garantido no passado que a empresa não faria empréstimos para dar sequência ao projeto.
Não se sabe também qual será a missão da planta de SBC dentro da companhia tupiniquim. Rumores indicam que a empresa montará caminhões por lá, porém ainda não se sabe a origem dos veículos: podem ser mantidos os Ford atuais, mas unidades de veículos pesados da Hyundai também foram flagradas no Brasil (leia aqui). A unidade deve produzir ainda um automóvel de passeio, como acontecia com o New Fiesta. Especula-se que o produto inédito venha da Changan, que seria a terceira parceira nacional do Grupo Caoa.