O estudo anual do valor das marcas, feito pela consultoria Interbrand, apontou a Toyota como a líder no ramo automotivo, como em 2018. Com US$ 56,2 bilhões e alta de 5%, ela segue no topo do segmento, ficando com o sétimo lugar geral. Logo atrás, em oitavo, aparece a Mercedes-Benz, com US$ 50,8 bi e os mesmos 5% de avanço. Os líderes são os mesmos do ano passado, com a Apple no topo (US$ 234 bi/+9%), Google (US$ 167,7 bi/+8%) em segundo e Amazon (US$ 125,3 bi/+24%) completando o pódio.
Na lista de 100 marcas mais valiosas apontadas pela consultoria, há 14 empresas automotivas, considerando também as citadas Toyota e Mercedes. A terceira do ramo é a BMW, com US$ 41,4 bi, crescimento de 1% e 11º posto no geral, com Honda e Ford completando o “top 5”.
Segundo a Intebrand, o estudo leva em consideração “o desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca; o papel que a marca desempenha nas decisões de compra e a força competitiva da marca e sua capacidade de criar lealdade e, portanto, demanda e lucro no futuro”. Nessa 20ª edição, as 100 marcas somam valor de imagem de US$ 2,3 trilhões, 5,7% a mais que na avaliação do ano passado.
MARCAS AUTOMOTIVAS MAIS VALIOSAS
Pos. Geral – Empresa – Valor (Variação)
7 – Toyota – US$ 56,2 bilhões (+5%)
8 – Mercedes-Benz – US$ 50,8 bi (+5%)
11 – BMW – US$ 41,4 (+1%)
21 – Honda – US$ 24,4 bi (+3%)
35 – Ford – US$ 14,3 bi (+2%)
36 – Hyundai – US$ 14,1 (+5%)
40 – Volkswagen – US$ 12,9 (+6%)
42 – Audi – US$ 12,7 (+4%)
50 – Porsche – US$ 11,6 bi (+9%)
52 – Nissan – US$ 11,5 bi (-6%)
77 – Ferrari – US$ 6,46 bi (+12%)
78 – Kia – US$ 6,43 bi (-7%)
85 – Land Rover – US$ 5,86 bi (-65)
90 – Mini – US$ 5,53 bi (+5%)