Fusão entre FCA e PSA não resultará no fim de marcas, garante CEO


Anunciada há duas semanas (leia aqui), a fusão entre PSA e FCA ainda está em vias de ser concretizada. No entanto, imediatamente após a confirmação do acordo, começaram a surgir questionamentos sobre o futuro das diversas marcas controladas pela nova gigante automotiva. As partes haviam garantido que, por ora, nenhuma fábrica seria fechada, mas nada haviam dito sobre as subsidiárias. Agora, o CEO Carlos Tavares, que comanda a parte francesa e também será o chefe da dupla, confirma que também não está nos planos dar fim a qualquer divisão atual.

Segundo Tavares, a fusão foi planejada para otimizar custos, o que não necessariamente significa o fim das marcas. “Vejo que todas as marcas que compõem os dois grupos, sem exceção, têm uma coisa em comum: uma história fabulosa. Amamos essa história e ela é fundamental para projetarmos o futuro. Quando completarmos o acordo, não vejo a necessidade de remover marcas e fechar fábricas”, disse o executivo ao site BFM Business.

A PSA atualmente controla Citroën, DS, Opel, Peugeot e Vauxhall, além do serviço de compartilhamento Free2Move. A FCA tem um rol um pouco maior, composto por Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati e Ram, além de divisões como Mopar (acessórios) e SRT (preparação). Elas terão 50% de participação em cada, formando o quarto maior grupo automotivo do mundo em vendas, atrás de Volkswagen AG, Toyota Group e Renault-Nissan-Mitsubishi.

Ainda é desconhecida a forma com a qual as companhias atuarão no Mercosul. Atualmente, a PSA possui a fábrica de Porto Real (RJ) e na argentina El Palomar (Buenos Aires), montando na região os Citroën C3, Aircross, C4 Cactus, C4 Lounge e Berlingo e os Peugeot 208, 2008, 308, 408 e Partner. No Uruguai, são feitos os utilitários Jumpy e Expert em parceria com a local Nordex.

A FCA possui uma estrutura mais significativa, considerando-se o sucesso comercial das marcas Fiat e Jeep na região. Na Argentina, há a planta de Ferreyra (Córdoba), enquanto no Brasil ficam as de Betim (MG) e Goiana (PE). São montados na região os Jeep Compass e Renegade e os Fiat Toro, Argo, Cronos, Mobi, Uno, Fiorino, Grand Siena, Strada, Weekend e Doblò.

[ Fonte: BFM Business ]

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s