Era apenas questão de tempo para que a Peugeot confirmasse a produção da segunda geração do 208 na Argentina (leia aqui). Passado todo o mistério, a marca francesa anunciou que o hatch será mesmo montado em El Palomar, na terra do tango. A montagem começa no primeiro semestre do ano que vem, com estreia prevista para a metade do ano. No Uruguai, seu lançamento foi garantido para setembro (leia aqui).
O anúncio oficial no Brasil foi feita pela gerente da Peugeot por aqui, Ana Theresa Borsari. Em nota emitida pela marca, ela enumera qualidades do compacto e ressalta o resgate dos valores da empresa no segmento, como “design, tecnologia e experiência de condução”. “Por isso, é com orgulho que confirmo sua fabricação, a partir de 2020, em (…) El Palomar, na Argentina”, afirma Borsari.
Por ora, essa é a única informação oficial a respeito do projeto. No entanto, a montagem local do 208 é importante para a PSA como um todo: trata-se do primeiro veículo do grupo francês na região a utilizar a plataforma modular CMP. Fruto de investimento de US$ 320 milhões (leia aqui), o projeto também deve viabilizar a produção do novo 2008 na Argentina. Ambos devem conviver com as primeiras gerações, que seguirão fabricadas em Porto Real (RJ).
Além de plataforma, o 208 também deve ter outra estreia na mecânica: o motor 1.2 turbo (leia aqui), com estimados 130 cv e 20,4 kgfm, alinhando-se aos principais rivais no Brasil, como Chevrolet Onix e Volkswagen Polo. Ele também terá de dispor de equipamentos de segurança e tecnologia, cada vez mais valorizados na região. Outros rivais diretos são Fiat Argo, Ford Ka, Hyundai HB20 e Toyota Yaris.