Após modificar a linha A5 (leia aqui), nada mais natural que a Audi também renovasse as variações mais esportivas da gama. Agora, os modelos RS5 Coupé e Sportback se atualizam, acompanhando as mudanças dos irmãos menos nervosos. Na mecânica, porém, nenhum deles tem novidades, mantendo os conjuntos motrizes de dois anos atrás (leia aqui e aqui).
No que diz respeito ao design, as mudanças foram relativamente leves. A marca aplicou uma grade mais larga e baixa, com uma pequena abertura entre ela e o capô, como as de RS6 e RS7, além de para-choques específicos, faróis com nova distribuição interna e rodas exclusivas. A traseira incorporou um difusor diferente do utilizado até então. Para completar, há dois tons inéditos para a carroceria: azul Turbo e vermelho Tango.
Por dentro, as novidades são as mesmas do restante da linha A5, voltadas à tecnologia. A central multimídia troca a tela de 8,3 polegadas com comandos por botão por uma superfície sensível ao toque de 10,1″. O equipamento tem software mais intuitivo e comandos por voz com linguagem mais natural. O quadro de instrumentos passa a ter visor de 12,3″ customizável, com “preferência” para os mostradores analógicos protagonizados pelo conta-giros central.
Como dito, nada muda na mecânica. Sob o capô, os RS5 mantêm o 2.9 V6 de 450 cv e 61,2 kgfm. O câmbio é automático de oito velocidades e envia a energia pelo sistema de tração integral Quattro. Segundo a marca, ambos aceleram de zero a 100 km/h em 3,9 segundos, podendo alcançar entre 250 ou 280 km/h (quando equipado com o opcional RS Dynamic).
As vendas na Europa se iniciam no começo de 2020.