Latin NCAP: Corolla tem nota máxima; HB20 tem quatro estrelas e Renault decepciona


O Latin NCAP divulgou resultados de mais uma série de testes de segurança realizados na Alemanha, com veículos comercializados na América Latina. O melhor desempenho da rodada foi do Toyota Corolla, que obteve nota máxima na proteção de adultos e crianças. O Hyundai HB20 veio logo atrás, com quatro e três estrelas, respectivamente, alcançando nota pior que a do rival direto Chevrolet Onix (leia aqui). A grande decepção, porém, veio para os Renault Logan, Sandero e Stepway, que conquistaram só uma estrela em uma primeira avaliação e posteriormente melhoraram a classificação. Todavia, a entidade identificou diferenças entre as unidades produzidas na Colômbia e no Brasil/Argentina, com menor segurança para os veículos feitos no Mercosul. Indisponível por aqui, o sedã Peugeot 301 também foi testado.

No caso do Corolla, o Latin NCAP destacou a obtenção das cinco estrelas nos dois quesitos. O sedã feito em Indaiatuba (SP) foi elogiado por oferecer sete airbags de série, além do controle de estabilidade. O fato de o modelo contar com frenagem automática de emergência (AEB) como opcional também contou pontos a favor. A estrutura foi considerada sólida, porém houve ressalva quanto à área dos pés, apontada como instável. A entidade ressaltou ainda que há risco de lesões aos joelhos do motorista, mesmo com o airbag oferecido, devido às estruturas sólidas existentes na região.

Já o Hyundai HB20 recebeu quatro estrelas na proteção de adultos e três na de ocupantes infantis. De acordo com o Latin NCAP, o hatch peca na proteção toráxica para adultos. No caso das crianças, o dummy de três anos sofreu movimento excessivo da cabeça no impacto frontal, devido a um descolamento do encosto do banco traseiro. O hatch também perdeu pontos por sua sinalização das ancoragens Isofix não atender aos padrões da entidade, além de o airbag do carona não poder ser desativado, algo necessário quando se transporta um bebê no banco da frente. O Latin NCAP criticou ainda a falta de airbags laterais de série, equipamento que vem se tornando mais comum no segmento.

Indisponível no Brasil, o Peugeot 301 obteve três estrelas nos dois quesitos. Ele é produzido na Espanha e oferecido em alguns mercados da região, como o Uruguai.

 

POLÊMICA NA RENAULT

O teste da Renault teve resultado um tanto decepcionante, principalmente por uma descoberta feita no impacto lateral. O Latin NCAP constatou que os compactos feitos em Argentina e Brasil possuem bolsas infláveis menores e menos abrangentes que os dos exemplares produzidos na Colômbia – algo que, aliás, a entidade havia ressaltado no Kwid (leia aqui). O trio feito aqui tem airbags de 18 litros e cobertura mais restrita, enquanto os colombianos têm 22 litros e maior área ocupada.

Além disso, a estrutura dos bancos dianteiros parece ser menos robusta nos compactos do Mercosul, havendo também maior intrusão da estrutura em batidas laterais, provavelmente por conta de materiais mais fracos ou diferentes processos produtivos. O Latin NCAP identificou ainda que o sistema de retenção colombiano, similar ao utilizado pela Dacia, é mais eficiente que o dos compactos brasileiros e argentinos. Por essa diferenciação, a entidade afirma ter levado em conta o resultado dos modelos produzidos no Mercosul, em vez dos da Colômbia.

De toda forma, a entidade afirma que o trio obteria as mesmas três estrelas na proteção por adultos, por não contar com aviso de cintos afivelados e não oferecer controle de estabilidade em todas as versões. Essa classificação, aliás, só foi possível após uma atualização feita pela Renault. O primeiro ensaio apontou que os compactos teriam apenas uma estrela de classificação, com altos riscos em batidas laterais. Depois do primeiro resultado, a montadora atualizou o sistema de distribuição dos airbags e adicionou um dispositivo de absorção de energia para a pelve, que afasta o ocupante do impacto com a porta. Na proteção infantil, foram obtidas quatro estrelas, com pontos perdidos pela indisponibilidade de desligamento da bolsa inflável do carona

Dessa forma, o Latin NCAP considera os seguintes resultados:

LOGAN/SANDERO/STEPWAY – UMA ESTRELA
Brasil – 93Y5SRZHXLJ868977 (24/04/19) a 93Y5SRZ85LJ319432 (10/12/19)
Argentina – 8A15SRYEGLL022432 (01/08/19) a 8A14SRYE5LL345154 (12/03/19)
Colômbia – Até 9FB4SR0EGLM157526 (18/07/2019)

LOGAN/SANDERO/STEPWAY – TRÊS ESTRELAS
Brasil – desde 93Y5SRZ85LJ319432 (10/12/19)
Argentina – desde 8A14SRYE5LL345154 (03/12/19)
Colômbia – desde 9FB4SR0EGLM157526 (18/07/2019)

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