Fábrica montava Fiesta (acima) e caminhões
Há 10 dias (leia aqui), o fundador do Grupo Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, revelou que as chances de sua empresa adquirir a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) são “remotas”. No entanto, a marca brasileira não é a única interessada em assumir o complexo. O presidente da gigante do oval azul para a América do Sul, Lyle Watters, afirmou haver mais de uma companhia negociando a compra da planta. Segundo rumores, trata-se da chinesa BYD.
A revelação de Watters foi feita durante entrevista no evento de fim de ano da Ford com jornalistas, já tradicional no País. O executivo não falou nomes, indicando apenas que o complexo ficou inviável para a montadora. O principal entrave está no desenvolvimento do entorno da planta, que dificulta, inclusive, a operação em terceiro turno.
No caso da chinesa BYD, a aquisição faria total sentido. Por ora, os asiáticos não precisariam utilizar a capacidade máxima da fábrica, bastando apenas estar montado carros em solo nacional. Além disso, a localização, nesse caso, pode ser benéfica, devido à existência de fornecedores de autopeças já consolidados.
[ Fonte: Automotive Business ]