Montadoras alemãs são contra limitação de velocidade em trechos da Autobahn


[Foto: DW.com.br]

Frequentemente, na Alemanha, surgem projetos no Parlamento para dar fim aos trechos sem limite de velocidade em algumas das rodovias do país, as famosas Autobahn. Em outubro (leia aqui), a proposta endossada pelos Partidos Verde e Social Democrata locais já havia sido rejeitada. Ela previa um impor a máxima de 130 km/h a partir de ontem (1º), o que não foi aprovado. Agora, a Associação da Indústria Automobilística da Alemanha (VDA) dá sua posição sobre o tema, posicionando-se contra a limitação.

Em nota, a VDA afirma que limitar a velocidade nos trechos hoje livres “não contribui para aumentar a segurança, tampouco para reduzir as emissões”. Ela indica que trata-se apenas de um “debate simbólico”, inclusive se tornando contraproducente. Para as afiliadas à entidade, a melhor forma de reduzir o impacto ambiental dos veículos é apostar na mobilidade elétrica. E isso seria viabilizado mais rapidamente se o poder público local investir em infraestrutura, ampliando os pontos de recarga. A associação indica ainda que outras medidas auxiliariam na redução de emissões, como o uso de um sistema de semáforos inteligentes, evitando retomadas constantes de velocidade em ciclo urbano, e um aplicativo móvel indicando aos motoristas sobre vagas de estacionamento livres.

Vale lembrar que as Autobahn são famosas por contarem com trechos sem limite de velocidade, não raro recebendo veículos passando dos 250 km/h. Essas partes do percurso, porém, contam com sinalização específica e ficam afastadas de grandes centros.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s