Depois de passar por um curto período de turbulência, o mercado brasileiro retomou o crescimento e fechou 2019 com alta de 7,65% nas vendas, somando 2.658.927 emplacamentos de automóveis e comerciais leves. É o terceiro ano seguido de crescimento, após terem sido aferidos +9,36% em 2017 e +13,74% em 2018. Para a Chevrolet, significa o quarto ano consecutivo – o quinto na história – de liderança entre as marcas, embora a distância para a segunda colocada, novamente a Volkswagen, tenha diminuído. O maior destaque, contudo, fica para a Renault, que superou a Ford e ficou entre as quatro mais demandadas do país pela primeira vez na história.
A liderança da Chevrolet foi construída, novamente, sobre o sucesso da linha Onix (incluindo Onix Plus, Joy e Prisma/Joy Plus), que somou mais de 70% de suas vendas. Em relação a 2018, seu volume total aumentou 9,51%, com ganho de 0,31 ponto percentual. Menos dependente de um único modelo, a Volkswagen também alavancou suas cifras, com alta de 12,6%. Assim, sua fatia subiu 0,69 ponto, o dobro da rival. Outrora líder, a terceira colocada Fiat também teve crescimento significativo, com +12,4% de variação. Com isso, a participação aumentou em 0,59 ponto.
O andamento do ano não surpreende, mas a colocação final sim, com a Renault tomando o lugar da Ford entre as “quatro grandes” históricas do País. A francesa ampliou suas vendas em 11,3%, aumentando a presença em 0,30 ponto percentual. Por outro lado, a gigante do oval azul registrou queda de 3,49% nos emplacamentos, diminuindo a participação em 0,95 ponto. O desempenho serve de alerta à marca, que também viu a Toyota se aproximar ao superar a Hyundai. A japonesa ficou a menos de três mil unidades da rival, tendo crescido 7,78% no período. Com isso, sua fatia foi praticamente a mesma de 2018, com melhora de 0,01 ponto.
Perdendo uma posição frente a 2018, a Hyundai ficou com o sétimo posto ao quase estabilizar suas cifras, crescendo 0,47% no ano. Dessa forma, sua participação decaiu 0,55 ponto. Por outro lado, a oitava colocada Jeep tem muito a comemorar. Além de superar a Honda, a norte-americana avançou 21,1% nos emplacamentos, aumentando sua fatia em 0,54 ponto. Ultrapassada pela adversária, a japonesa perdeu 1,88% nas vendas, o que se refletiu em uma perda de 0,47 ponto na participação total. Fechando o top 10, a Nissan também teve variação negativa, com 1,45% menos licenciamentos e -0,34 ponto percentual no bolo total.
Em momento de recuperação e apoiada no C4 Cactus, a Citroën melhorou suas vendas em 30,4%, suficiente para aumentar sua fatia em 0,18 ponto e ganhar duas posições no ranking. A 12ª segue sendo a Mitsubishi, que retraiu 1,13% no período e diminuiu em 0,08 ponto percentual sua participação. Buscando se reencontrar, a Peugeot perdeu duas colocações, tendo registrado variação de -8,71%. No bolo total, viu sua presença decair 0,15 ponto. Bem próxima, a Caoa Chery alavancou seu volume em 133,6%, ganhando quatro posições no ranking e dobrando sua fatia de 0,36% para 0,76%.
Com a 15ª posição geral, a BMW liderou as premium. A bávara ampliou as vendas em 15,6%, ganhando 0,03 ponto percentual em participação. Líder até 2018, a Mercedes aparece na sequência do ranking, com -15,1% de emplacamentos e diminuição de 0,12 ponto. Também em período de “readaptação” ao mercado, a Kia viu suas vendas despencarem 20,9%, o que também a fez perder 0,12 ponto. Já a Audi praticamente manteve o volume, com alta de 0,34% e perda de 0,02 ponto percentual na fatia.
Confira abaixo a lista das 21 marcas mais emplacadas no Brasil em 2019.
FABRICANTES (JAN-DEZ/2019)
Pos. – Marca – Volume (Part.)
1 – Chevrolet – 475.684 (17,89%)
2 – Volkswagen – 414.481 (15,59%)
3 – Fiat – 366.135 (13,77%)
4 – Renault – 239.227 (9,00%)
5 – Ford – 218.527 (8,22%)
6 – Toyota – 215.681 (8,11%)
7 – Hyundai – 207.656 (7,81%)
8 – Jeep – 129.463 (4,87%)
9 – Honda – 129.118 (4,86%)
10 – Nissan – 96.083 (3,61%)
11 – Citroën – 26.513 (1,00%)
12 – Mitsubishi – 21.881 (0,82%)
13 – Peugeot – 21.612 (0,81%)
14 – Caoa Chery – 20.182 (0,76%)
15 – BMW – 13.142 (0,49%)
16 – Mercedes-Benz – 12.206 (0,46%)
17 – Kia – 9.274 (0,35%)
18 – Audi – 8.707 (0,33%)
19 – Volvo – 7.915 (0,30%)
20 – Land Rover – 5.875 (0,22%)
21 – Suzuki – 3.692 (0,14%)
Clique aqui para conferir as vendas de 2018.