O Grupo BMW anunciou que não vai participar da edição 2020 do Salão do Automóvel de São Paulo, a ser realizada em novembro, na capital paulista. Segundo a companhia, a presença no tradicional evento paulistano será preterida em favor de “atividades específicas e individualizadas de experiência da marca”. Dessa forma, os visitantes da mostra não encontrarão por lá os veículos da montadora alemã e de sua subsidiária Mini.
A ausência das grandes montadoras em eventos badalados não é mais novidade. De alguns anos pra cá, as empresas optaram por deixar de lado os tradicionais salões, que atraem todo tipo de entusiasta, focando em clientes fiéis e consumidores em potencial. Além de menos custoso, esse tipo de ocasião tem mais chances de se refletir em vendas.
MAIS ADEPTOS?
A decisão do Grupo BMW de “pular” o Salão de São Paulo provavelmente não será exclusiva, considerando-se o histórico recente. Em 2016, por exemplo, Citroën, JAC, Jaguar, Land Rover, Peugeot e Volvo ficaram de fora do evento. Há grandes chances de alguma delas repetir a medida ou mesmo outras companhias, por falta de novidades impactantes para a mostra.