Já atuando apenas com carros elétricos (leia aqui), a Smart dá início à sua nova fase de operações, passando a ser controlada pela Smart Automobile. Sediada na China, a nova companhia almeja tornar a marca novamente lucrativa, com desenvolvimento e produção de veículos na Ásia. Ela é fruto de uma aliança entre Daimler, dona da Mercedes, e Geely, que adquiriu 50% da montadora em março do ano passado (leia aqui).
Pelas primeiras informações divulgadas, cada sócia terá papel bem definido dentro da “nova” Smart. A Daimler ficará a cargo da parte estética, enquanto a Geely focará na área técnica. É provável que tecnologias oriundas de Volvo, Lynk&Co e Lotus, todas controladas pelos chineses, sejam vistas nos futuros produtos. Tal estratégia deixa claro, também, que os alemães não contam mais com a Renault para desenvolver subcompactos, tornando incerto o futuro do europeu Twingo (leia aqui) – e da própria parceria com a Renault-Nissan (leia aqui).
Os primeiros produtos dessa nova era da Smart chegarão às lojas chinesas apenas em 2022. A marca deixa claro que continuará ofertando o pequeno ForTwo e seu irmão maior ForFour. No entanto, um projeto conhecido extraoficialmente como ForFive pretende ampliar o alcance da empresa, fazendo-a combater melhor rivais como Mini Cooper SE (leia aqui) e Honda E (leia aqui).