Executivos da Nissan traçam planos de separação da Renault, diz site


A tão elogiada aliança entre Renault e Nissan pode estar bem perto de acabar. Alvo de rumores desde antes da prisão de Carlos Ghosn (leia aqui), anteriormente CEO da dupla, a separação ganhou força depois da reclusão do executivo e, principalmente, após sua fuga para o Líbano (leia aqui). Segundo o site Financial Times, executivos da gigante japonesa planejam apresentar um plano de desvinculação, tornando as duas companhias menos dependentes.

Com base em informações de várias fontes, o site afirma que diretores da Nissan querem separar por completo as áreas de engenharia e manufatura, hoje unidas à Renault. As alterações seriam complementadas com a troca de alguns nomes no comando da gigante japonesa, menos ligados aos franceses. Todavia, essa corrente contrária à manutenção da aliança ainda enfrentaria resistência interna.

Primeiramente, o principal empecilho é o poder de voto da Renault, maior acionista da Nissan, com 43,4%, que pode frear tal separação. Além disso, o presidente da companhia francesa, Jean-Dominique Senard, declarou recentemente ter um projeto de maior integração entre as empresas, a ser anunciado nos próximos dias. O CEO da japonesa, Makoto Uchida, estaria cooperando com o executivo europeu para colocar o plano em prática.

A novela deve ganhar novos capítulos em breve.

[ Fonte: Financial Times ]

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s