Novo Peugeot 208 é o grande lançamento entre hatches
Entra ano, sai ano, e o ALL THE CARS segue preparando reportagens especiais sobre quem saiu, como a ¡Adiós, muchacho! (leia aqui) e quem vai chegar, no caso da O QUE ESPERAR PARA 2020. Como de praxe, a série é divida em diferentes publicações, para não cansar a leitura. Também seguindo a tradição, damos início à matéria pelos hatches, que, pelo jeito, não deverão ter muitas novidades em 2020. Entre veículos completamente novos, apenas dois devem ser lançados no Brasil. Confira quais!
CHEVROLET ONIX RS/ACTIV (versão) – A troca de geração, oficializada em setembro (leia aqui), deve ser mais que suficiente para manter o Onix no topo de vendas do mercado. No entanto, a Chevrolet não pretende dar muita margem para os rivais crescerem. Por isso, terá duas novas versões do hatch em breve. Ainda no primeiro semestre, a marca deve apresentar o esportivado RS. Ele terá logotipos com fundo preto e pacote visual com rodas, spoilers e saias. A base será a versão LTZ, com motor 1.0 turbo (116 cv) e câmbio manual de seis marchas. Já na segunda metade, é a vez do aventureiro Activ voltar às lojas, para fazer frente a Renault Stepway, Fiat Argo Trekking e Ford Ka Freestyle.
FIAT ARGO CVT (versão) – Depois de conquistar um significativo sexto lugar em 2019 (leia aqui), o Argo vem com mais armas para subir em 2020. A grande cartada do modelo está na transmissão continuamente variável (CVT), que segue em testes por parte da Fiat e deve estrear no hatch até julho. Ela substitui a mal falada caixa automatizada GSR, de cinco marchas, unindo-se ao motor 1.3 8v Firefly. No futuro, deve ser aliada também ao 1.3 16v Turbo Firefly, que equipará não apenas o Argo, mas também modelos como o Jeep Renegade.
KIA RIO (novo) – Especulado no Brasil desde sua primeira geração, o Rio foi “cancelado” aqui duas vezes. Agora, porém, ele vem mesmo: a Kia já tem unidades nas concessionárias (leia aqui), divulgou parte dos equipamentos (leia aqui) e agora apenas aguarda os estoques se formarem para oficializa o preço. O hatch chega até o fim de janeiro, com motor 1.6 de 123/130 cv, câmbio automático de seis marchas de série e duas versões: LX (R$ 68.990) e EX (R$ 77.990).
PEUGEOT 208 (novo) – A Peugeot fará uma nova investida no Mercosul com a chegada da segunda geração do 208. Apresentada na Europa no ano passado (leia aqui), ela será produzida na Argentina ainda no primeiro semestre (leia aqui). Por aqui, as vendas começam na segunda metade do ano, marcando também a estreia do 1.2 Turbo de 130 cv. A francesa planeja brigar com VW Polo, Toyota Yaris e Kia Rio, enquanto a primeira geração, que seguirá feita em Porto Real (RJ), enfrentará alguns dos hatches mais acessíveis do mercado.
VOLKSWAGEN GOLF GTE (versão) – Ao encerrar o ciclo da sétima geração do Golf no Brasil, a Volkswagen importou 100 exemplares do híbrido GTE (leia aqui), a fim de testar sua receptividade. Ao que tudo indica, a marca vai manter o hatch em oferta por aqui na oitava linhagem (leia aqui), mas apenas com a variação ecologicamente correta. O modelo serviria de chamariz para a tecnologia, além de poder atender ao público cativo do médio. A tendência é que ele chegue somente no segundo semestre, depois de sua estreia na Europa.
VOLKSWAGEN POLO GTS (versão) – Aguardado ao longo de 2019 (leia aqui), o Polo GTS finalmente chegará ao mercado. Ainda que a VW siga cercando-o de mistérios, já é sabido que ele terá preço na casa dos R$ 100 mil (leia aqui). Como diferenciais, o hatch tem suspensão mais rígida, motor 1.4 TSI Flex de 150 cv e o pacote visual inspirado no GTI europeu, com faróis e lanternas em LED e para-choques exclusivos. As rodas e a decoração interna são criações da divisão nacional. Ele deve ser formalizado até fevereiro.