Após apresentar a nova geração do Versa (leia aqui) a veículos de comunicação brasileiros no México, a Nissan revelou seus planos para a América Latina ao longo dos próximos quatro anos. Segundo o diretor de marketing regional, Luis Alberto Perez Ettedgui, a empresa fará 12 lançamentos até 2023, já incluindo o sedã na conta, além da renovação quase total do hatch March – como já esperado (leia aqui). Ele afirma que a lista considera apenas produtos totalmente novos, considerando-se também quatro eletrificados.
A mais impactante das novidades, para o Brasil, é a nova geração do March. Baseado no Micra europeu (leia aqui) e com elementos comuns ao Versa mexicano, ele terá ares mais esportivos, melhor acabamento e maior oferta de equipamentos. Sua mira será apontada para modelos como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e VW Polo, hoje os que dispõem de itens mais avançados tecnologicamente na categoria. A expectativa é que o compacto seja lançado em 2021, sendo produzido também em Resende (RJ). Ele aposenta de vez a já cansada geração atual.
Outro produto com potencial é a nova geração do Sentra, apresentada recentemente nos EUA (leia aqui). Oficialmente, ela está ainda em estudos por parte da Nissan nacional, devido à retração do segmento, mas deve ser importada para manter a presença da marca na categoria e ampliar seu potencial de mercado. A expectativa é que ele também venha recheado, para se diferenciar dos rivais diretos.
Da lista total, ainda faltam nove modelos. Destes, podemos considerar que a Nissan vá importar as novas gerações dos crossover X-Trail e Qashqai, a do SUV Patrol para determinados locais e a do Pathfinder, também para mercados selecionados. Na lista de ecológicos, um dos aguardados é o Kicks e-Power, cujo sistema híbrido usa apenas motor elétrico para mover as rodas, utilizando o propulsor a combustão como gerador de energia para as baterias.