Decisão indica que SUV, derivado do Raize, deve vir só em 2021
A mudança no comportamento de compra do consumidor e a diferente relação entre montadora e público nos dias atuais vêm minando os tradicionais eventos automotivos em todo o mundo. Com o Salão do Automóvel de São Paulo não seria diferente, haja vista as ausências sentidas em 2018, como de PSA Peugeot Citroën e Jaguar Land Rover. Agora, quem revela não estar presente na edição desse ano é o Grupo Toyota, tanto com a marca principal, quanto com a divisão premium Lexus. A decisão acompanha à tomada pelo Grupo BMW, que deixará de fora da mostra sua fabricante maior e também a de nicho Mini (leia aqui).
Com o cenário descrito acima, a decisão da Toyota não surpreende. Segundo a marca, a intenção é focar recursos e esforços em eventos dedicados a consumidores e clientes em potencial, que, logicamente, têm maior possibilidade se se refletir em vendas e faturamento. Olhando para a gama da marca, também se observa que ela provavelmente não terá lançamentos impactantes para mostrar no Salão. O SUV compacto, especulado para ser o Raize (leia aqui), só deve chegar em 2021.