O anúncio da Chevrolet, líder de vendas desde 2016, de que não participará do Salão do Automóvel de São Paulo nesse ano acendeu um alerta. A americana é a 11ª marca a confirmar ausência do evento, o que preocupa organizadores e visitantes. A Reed Exhibition Alcantara Machado, que realiza a mostra, garante pelo menos 11 grandes companhias na edição 2020, porém ainda há empresas que não decidiram marcar ou não sua presença na exposição.
A “debandada” das marcas não é uma exclusividade do evento paulistano: em todo o mundo, esse tipo de exposição vem perdendo investimentos das montadoras e participação do público, como se viu recentemente em Detroit, Tóquio, Genebra, Paris e Frankfurt, que inclusive mudará de cidade. Ainda assim, a Reed aposta que conseguirá atrair companhias ligadas ao setor, apoiando-se no fato que a exposição é uma das mais visitadas do mundo. “Em 2018, 740 mil pessoas foram ao Salão do Automóvel encontrar as principais montadoras, além de mais de 4 mil jornalistas que noticiaram as novidades do setor por todo o Brasil e América Latina, bem como centenas de concessionários e outros players da cadeia. Não vejo outras plataformas com capacidade para fazer isso por uma marca, de atrair público tão qualificado e interessado em seus produtos”, afirma o diretor do portfólio de mobilidade da Reed, Leandro Lara.
Até o momento, a edição 2020 tem confirmadas 11 grandes marcas: Caoa Chery, Dodge, Fiat, Ford, Honda, Jeep, Nissan, Ram, Renault, Subaru e Volkswagen. Ainda é incerta a participação de Audi, Ferrari, Hyundai, Kia, Lamborghini, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Porsche e Suzuki. As ausentes são BMW, Chevrolet, Citroën, JAC, Jaguar, Land Rover, Lexus, Mini, Peugeot, Toyota e Volvo.
[ Fonte: Automotive Business ]