Ofensiva da FCA terá Compass e Renegade híbridos, SUVs da Fiat e Ram 1500


Jeep Renegade 4Xe (híbrido)

A FCA prepara uma série de novidades para o mercado brasileiro nos próximos anos. Quem confirma os planos é o presidente da companhia para a América Latina, Antonio Filosa, que revela ainda alguns dos lançamentos previstos para a região. Os destaques são os dois SUVs preparados pela Fiat, já previstos (leia aqui), as variações híbridas dos Jeep Renegade e Compass (leia aqui) e a nova geração da Ram 1500 (leia aqui).

FIAT: ENFIM, SUVS

O lançamento da nova geração da Strada, previsto para a abril (leia aqui), é sem dúvida um dos mais importantes para a Fiat. No entanto, a veterana ainda tem vendas expressivas e até conseguiria sobreviver mais um pouco sem essa repaginada – não por acaso, Filosa confirma que o modelo antigo seguirá em oferta. A maior demanda dos concessionários da marca fica para os SUVs: ela, a Mitsubishi e a Toyota são as únicas grandes a não atuarem nessa faixa do mercado. Mas, como se previa (leia aqui), a empresa enfim desistiu de deixá-los como exclusividade da Jeep em favor de projetos específicos.

Os dois produtos chegam às lojas em 2021. O primeiro, previsto para a metade inicial, tem porte compacto e vem sendo flagrado camuflado com frequência por estradas brasileiras. Ele deriva do Argo, sendo uma opção aventureira de personalidade mais forte, como acontece com os Honda Fit e WR-V e ocorrerá com Polo e Nivus. No segundo semestre, é a vez do “SUV da Toro” (acima), inspirado no conceito Fastback (leia aqui), revelado em 2018. Ele vai mirar em produtos mais consolidados, como Honda HR-V e Hyundai Creta, além do iminente Chevrolet Tracker.

Jeep Compass 4Xe (híbrido)

JEEP: SETE LUGARES E HÍBRIDOS

Com relação à Jeep, Filosa garantiu três novidades, todas para 2021. O único nacional será o inédito SUV de sete lugares, há tanto tempo especulado, que será produzido em Goiana (PE). Ele ficará acima do Compass, ampliando o leque da marca. Segundo o executivo, o projeto foi tão bem aceito pela matriz que passará a ser global, em vez ser restrito à América Latina.

Outra novidade é a chegada das versões híbridas de Renegade e Compass, apresentadas na Europa como 4Xe. Elas unem o 1.3 16v Firefly Turbo a um propulsor elétrico, dispondo de 190 a 240 cv, a depender da variação. A estimativa de autonomia é de 50 km. Ambos serão importados a partir de 2021.

Ram 1500

RAM: “VEM NI MIM”

Desde a troca de geração (leia aqui), a Ram 1500 é especulada no Brasil. Mais recente, a 2500 já começou a ser importada para cá (leia aqui), mas a irmã menor ainda não veio. Filosa não justifica o atraso, mas deixa transparecer que a picape chega ao País ainda em 2020, no segundo semestre. Por seus preços, deve acabar brigando com Toyota Hilux e VW Amarok, ambas nas variações mais caras, com motor V6.

MOTORES TURBO E PROPULSÃO ELÉTRICA EM 2020

Como também havia sido indicado (leia aqui e aqui), a Fiat vai nacionalizar as versões turbinadas dos motores Firefly. Além do turbocompressor, os propulsores terão novos componentes, além de cabeçote multiválvulas. O 1.0 rende até 120 cv, enquanto o 1.3 pode entregar entre 150 e 180 cv. Ambos serão produzidos até o fim do ano, na unidade de Betim (MG). Filosa apenas não disse quem será o responsável por estreá-los.

Sobre propulsão elétrica, o executivo disse que o primeiro produto da FCA chega ao Brasil ainda em 2020. A tendência é que a marca lance por aqui a segunda geração do 500 (leia aqui), importada da Itália, apenas com esse tipo de motorização. O subcompacto será oficializado em março, no Salão de Genebra.

Fiat 500e na primeira geração

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s