Como prometido (leia aqui), a Volkswagen deu início às vendas do Virtus GTS nesse mês. Pouco depois do irmão Polo (leia aqui), o sedã começou a ser distribuído em toda a rede brasileira da montadora, seguindo a receita do hatch. Seu preço sugerido é de R$ 104.940, R$ 5.520 a mais que o pedido pelo dois-volumes.
Primeiro sedã da Volkswagen a ostentar a sigla, o Virtus segue basicamente as soluções do Polo. A começar pelo conjunto motriz, composto pelo 1.4 TSI Flex de 150 cv e 25,5 kgfm, aliado ao câmbio automático de seis marchas. Segundo a VW, o modelo vai de zero a 100 km/h em 8,7 segundos, com máxima de 210 km/h. O comportamento pode ser alterado em quatro modos: Normal, Sport, Eco e Individual, este último customizável. O GTS também tem arranjo específico da suspensão, frente às demais versões de série, com molas e amortecedores mais firmes e barras estabilizadoras mais espessas, além dos discos de freio nas quatro rodas e do bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+).
A dianteira vem transplantada do Polo, que pega soluções do GTI europeu, com faróis Full LED, para-choque redesenhado e grade tipo colmeia com filete vermelho e o logotipo da versão. As laterais contam com retrovisores pretos e rodas diamantadas de 17 polegadas, calçando pneus 205/50. Já a traseira exibe um spoiler também escuro sobre a tampa do porta-malas, lanternas escurecidas – sem LED como no hatch – e uma leve mudança na parte mais baixa do para-choque.
O habitáculo também foi modificado para dar um ar mais esportivo, com forração preta em teto, colunas, assentos e portas e detalhes vermelhos, como visto nas costuras do volante em couro, nos tapetes e nas molduras de difusores de ar e alavanca. Os bancos são específicos, com apoios de cabeça integrados aos encostos. A lista de itens de série conta com chave presencial com partida por botão, sensores de obstáculos dianteiro e traseiro, câmera de ré, central multimídia com visor de oito polegadas, detector de fadiga, controlador de velocidade, acionamento automático de faróis e limpadores e quadro de instrumentos virtual com tela de 12,3″. Em opção, há o sistema de som Beats, que inclui subwoofer e amplificador.
O Virtus GTS pode ser pintado em dois tons sólidos (branco Cristal e preto Ninja) ou três metálicos (azul Biscay, cinza Platinum e prata Sirius).