Depois de fazer mistério com uma pintura preta, a Alfa Romeo oficializou as linhas de seu monoposto para esse ano, o C39, com as cores definitivas. Com combinação ligeiramente diferente da utilizada pelo antecessor, o novo carro é amplamente baseado no C38, como reconhece a própria escuderia. Ela aposta que conseguirá melhores resultados no novo veículo, depois de ser oitava na temporada 2019, tendo inclusive conquistado um quarto lugar como Kimi Räikkönen no GP do Brasil.
Apesar de o modelo ainda ter prováveis mudanças antes do início da temporada, é possível notar novidades impactantes no C39 em relação ao antecessor. O bico, por exemplo, recebe uma abertura triangular e mais proeminente, com novo recorte nas laterais das asas. Os sidepops ganham abertura diferenciada, como acontece com a tomada de ar acima do piloto: ela perde a divisão central e adota também formato de triângulo. É possível notar ainda o capô mais delgado, tanto na parte inferior quando na superior, onde a barbatana fica mais destacada. Na combinação de cores, as mudanças são menores, destacando-se a saída dos detalhes azulados.
Com apoio técnico e vários componentes da Ferrari, incluindo o motor, a Alfa Romeo promete brigar no pelotão intermediário. Para tanto, a equipe aposta na constante melhora do veterano Kimi Räikkönen, 12º em 2019 com 43 pontos, e do já não tão novato Antonio Giovinazzi, 17º com 14 no ano passado. O reserva passa a ser o polonês Robert Kubica, que foi titular da Williams na última temporada, enquanto a piloto de testes é Tatiana Calderon.