A obrigatoriedade de oferecer cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes vem vitimando alguns veículos – bem como a exigência das ancoragens Isofix. Depois da Fiat Weekend (leia aqui), que saiu de cena por não se adequar à norma, é a vez do Volkswagen Up ser modificado para atender à legislação. O subcompacto segue em produção, porém agora está homologado para levar somente quatro passageiros, um a menos que o permitido até então.
Dessa forma, o Up segue adequado às regras brasileiras, pois dispõe de cintos de três pontos e apoios de cabeça para todas as pessoas que se dispõe a levar. Para a Volkswagen, a alternativa traz economia, por não precisar investir para adaptar um modelo de vendas nem tão expressivas. Os custos de adequação poderia, inclusive, ser mais altos que o esperado, haja vista que o irmão europeu também é homologado para transportar apenas quatro passageiros.
Assim, o Up ganha sobrevida no mercado brasileiro, mas a tendência é que ele não vá muito longe. A VW deve lançar uma nova geração para o Gol em 2021, substituindo o homônimo atual e também o subcompacto, que teve demanda bem distante do imaginado. O mesmo, aliás, ocorreu na Europa, onde ele recentemente ganhou uma variação elétrica (leia aqui), que deve ajudá-lo a permanecer em oferta por pelo menos mais três anos.