Depois de ver o Renault Twizy praticamente sozinho entre os dois-lugares urbanos (leia aqui), a Citroën enfim apresenta a versão definitiva do conceito Ami One (leia aqui). Com linhas simples, o Ami chega às lojas europeias no terceiro trimestre com alternativa de transporte em centros urbanos congestionados, como seu compatriota, podendo ser guiado até por adolescentes, como permite a legislação do Velho Mundo. Ele marca também o início da simplificação da empresa, que será a divisão de baixo custo da PSA no futuro (leia aqui).
Como se pode observar nas fotos, a inspiração no conceito ficou apenas na ideia e em algumas soluções mecânicas e de aproveitamento de espaço. O Ami definitivo aposta em uma construção simples, com faróis e lanternas circulares, janelas divididas e retrovisores redondos pequenos. A carroceria é pintada sempre no tom “azul Ami”, mas é possível customizá-la com adesivos e detalhes coloridos. Há quatro pacotes predefinidos nesse sentido: My Ami Grey, My Ami Blue, My Ami Orange e My Ami Khaki. Todos têm rodas de 14 polegadas com calotas.
O interior do Ami, segundo a Citroën, foi pensado ao máximo no aproveitamento de espaço. O acesso se dá por portas com abertura assimétrica (a esquerda é tipo suicida, a direita é “normal”) e há possibilidade de equipá-lo com teto solar fixo. Todavia, a simplicidade fica visível na ausência da central multimídia, trocada por um deck para instalação de smartphones, e na falta de ajuste longitudinal para o banco do passageiro.
Com apenas 2,41 metros de comprimento – o Twizy mede 2,32 m -, o Ami se move graças a um motor elétrico de 8 cv, que pode levá-lo à máxima de 45 km/h. As baterias de lítio têm 5,5 kWh e garantem autonomia de módicos 70 km. A recarga total em uma tomada doméstica leva cerca de três horas.
Por suas características, o Ami se encaixa na categoria de quadriciclo em alguns países da Europa, não sendo permitida sua circulação em rodovias maiores. A depender do local, também é permitida sua direção por adolescentes de pelo menos 14 anos, devidamente aptos a guiar. Na França, seu preço é de € 6.900 (R$ 34.080), mas a Citroën espera que ele faça mais sucesso em serviços de compartilhamento e locação.