Mercedes-Benz reestiliza Classe E


Mercedes-AMG E53

A Mercedes-Benz apresentou as primeiras informações e imagens da reestilização de meia vida do atual Classe E, codificado como W213, que ganhou as ruas há quatro anos (leia aqui). Na reforma, como esperado, o modelo passou por alterações externas e internas, tendo novidades também em equipamentos. Também já foram oficializados detalhes da variação E53 AMG, mas por ora apenas as carrocerias sedã e perua (Estate) trazem modificações. As vendas começam no terceiro trimestre.

Mercedes-Benz Classe E

Por fora, as duas carrocerias passaram por um retoque mais leve na dianteira, com destaque para os faróis menores, que lembram o irmão SUV GLE (leia aqui), e a grade dianteira menos envolvente – até com um padrão retrô, a depender da versão. Atrás, a perua pouco muda, mas o sedã passa por uma reformulação, trocando as lanternas verticalizadas por conjuntos horizontais, que invadem a tampa do porta-malas, como em CLS (leia aqui) e Classe A Sedan (leia aqui), por exemplo. O estilo desvincula momentaneamente o Classe E dos irmãos C e S.

Mercedes-Benz Classe E

O interior muda menos que a traseira, mas também tem novidades. A mais chamativa, de início, está no volante, que tem dois desenhos novos, sempre com miolo central destacado e partes sensíveis ao toque. Agora, as telas de 10,25 polegadas para instrumentos (antes os mostradores analógicos eram padrão) e multimídia (o visor de 8,4″ era o de base) passam a ser de série, com opção de 12,3″ para ambas. A central recebe o sistema inteligente MBUX, que “conversa” com os passageiros e reconhece comandos por voz. A marca destaca ainda ter melhorado o controlador de velocidade, que agora integra a atuação às informações de tráfego para prever frenagens, e o assistente de baliza, mais preciso.

Mercedes-Benz Classe E

Os níveis de caracterização passam a se chamar Avantgarde, Exclusive e AMG Line. O primeiro traz o emblema da Mercedes na grade, enquanto o segundo usa a grelha tradicional e o logotipo na ponta do capô. Já o último, como o batismo sugere, tem aspecto mais esportivo, recebendo itens visuais da divisão de alto desempenho da Mercedes.

Mercedes-AMG E53 Estate

A Mercedes não faz questão de detalhar toda a gama de motores, limitando-se a informar que a linha a gasolina terá opções de 156 a 367 cv, enquanto a família a diesel contará com variações entre 160 e 330 cv. O 2.0 de 272 cv, porém, ganha a companhia de um sistema híbrido leve, dotado de propulsor elétrico de 20 cv e rede de 48 volts. A oferta de trações traseira ou integral dependerá do conjunto motriz e do mercado.

Mercedes-Benz Classe E

Ao menos se sabe que a versão E53 AMG terá o motor 3.0 de seis cilindros, capaz de gerar 435 cv e 53 kgfm, apoiado por um elétrico para funções auxiliares, formando um sistema híbrido leve com rede de 48 volts. O câmbio é o AMG Speedshift de nove marchas, com tração integral 4Matic+. A marca não fala em aceleração, mas confirma a máxima de 250 km/h, elevada a 270 km/h com o opcional AMG Driver’s Package.

Mercedes-Benz Classe E Estate All Terrain

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